Lei de deputado reconhece peixe Dourado como símbolo da fauna aquática
A Lei 12.585/2024, de autoria do deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB), reconhece o peixe Dourado (Salminus brasiliensis), como símbolo da fauna aquática no Estado de Mato Grosso.
O parlamentar afirma que o peixe é conhecido como “rei do rio” e ganhou e 2019 proteção de abate proibido nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O que tem potencial de alavancar o turismo no território mato-grossense.
“O Dourado é uma das melhores espécies para a prática da pesca esportiva, algo que tem aumentado em Mato Grosso, o que é bom para a economia de municípios do Estado e de forma sustentável valoriza toda a cultura envolvida na pesca”, argumenta Dr. Eugênio.
Ele afirma que 45 dos 142 municípios do Estado são propícios para a prática da pesca esportiva. E Mato Grosso é um dos mais procurados do Brasil quando se trata do assunto.
O Deputado do Araguaia afirma ainda que o Dourado tem características particulares de beleza e contemplação. Como uma espécie de grande porte, que pode alcançar 130 centímetros de comprimento e pesar até 25 quilos. Tem sua inconfundível coloração amarelo ouro, listras pretas nas laterais e risco preto no meio da cauda.
A Lei 12.585/2024 foi sancionada pelo governador Mauro Mendes na semana passada e publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (DOE/MT).
Liberdade FM/Aguaboanews