Mendes prepara decreto que libera eventos de até 200 pessoas e cinema no Estado
Texto deve ser publicado no Diário Oficial do Estado da próxima sexta-feira com todas as regras
O governador Mauro Mendes (DEM) publicará um decreto permitindo a retomada de alguns eventos e atividades no Estado, que estão paralisados desde março em razão da pandemia da Covid-19.
Conforme apurou o MidiaNews, entre as atividades a serem liberadas estão as salas de cinema, que funcionarão em até 40% de sua capacidade e seguindo as regras biossegurança.
Tambem serão liberados os eventos corporativos, empresariais e técnicos com até 200 pessoas, também respeitando a taxa de até 50% de capacidades dos espaços em que serão realizados.
Os eventos sociais privados poderão reunir 100 pessoas – também seguindo regras de ocupação e distanciamento. Já os drive in poderão ser realizados com no máximo 500 carros.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o governador afirmou que ainda nesta tarde serão definidos os últimos detalhes a respeito das regras para o retorno dessas atividades. O decreto deverá ser publicado até esta sexta-feira (21).
“Temos que cuidar da pandemia, mas todo mundo precisa trabalhar seguindo todos aqueles procedimentos de higiene e biossegurança que todos já conhecem. Na saúde, graças a Deus, estamos com taxa de ocupação em 70%. E estamos e com mais UTIs para serem inauguradas”, disse Mendes.
“O Governo junto com os bons prefeitos está trabalhando para cuidar da pandemia e permitir o retorno dessas atividades”, acrescentou.
Segundo Mendes, a retomada e as medidas necessárias para o funcionamento vêm sendo discutidas há pouco mais de um mês entre o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer Alberto Machado, o Beto Dois a Um, a presidente do Sindieventos, Alcemir Moretti, e outros representantes de setor.
“Esses foram os segmentos mais atingidos pela pandemia. Foram os primeiros a parar e estão sendo os últimos a voltar. O governador teve essa sensibilidade de entender que é preciso iniciar essa retomada”, disse o secretário Alberto Machado.
“Faremos isso, de início, com eventos de pequeno público, com calma e responsabilidade. Isso engloba tanto os eventos esportivos e culturais que começarão a retomar suas atividades gradativamente”, completou.
Liberdade FM / Midia News