Frente fria a caminho de MT: Cuiabá tem previsão de 7ºC e Chapada -1º

Mudança abrupta do clima requer cuidados para evitar doenças e choques térmicos

O calor deve dar uma trégua nessa semana em Mato Grosso. A partir de quinta-feira (20), as temperaturas podem despencar em boa parte do Estado, segundo a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

Cuiabá, por exemplo, deve sair dos 41°C, nesta terça-feira (18), para 20ºC, na sexta-feira (21). E a previsão de temperatura mínima é mais extrema: pode chegar a 7ºC no sábado (22).

É entre quinta-feira (15) e o domingo (23) que a frente fria deve ter mais força. Em Chapada dos Guimarães, a mínima deve chegar a -1ºC, na sexta. A máxima está estimada em 18°C.

A frente fria também deve chegar em Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Sinop e Barra do Garças.

Riscos à saúde

A mudança abrupta do clima pode trazer alguns risco, como doenças e o choque térmico. A melhor opção para essa época do ano é se proteger o máximo possível.

Segundo o médico otorrinolaringologista Rodrigo Beilke, é melhor passar calor do que estar sujeito ao choque térmico, por exemplo.

“O ideal é evitar trocas abruptas. Proteger a cabeça com toucas, camisa com gola mais fechada, manta e não sair com o cabelo molhado ajudam a evitar doenças”, explicou.

 

Liberdade FM