Mato Grosso registra aumento de 16,6% na produção de café
Produção de café em Mato Grosso chega a 227,9 mil sacas beneficiadas da espécie conilon na safra2022, aponta Conab
Com mais um ano consecutivo de incremento na produtividade de café, Mato Grosso registra um aumento de 16,6% na produção. Os dados são do terceiro levantamento da safra 2022 de café da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).
No estado, segundo a Conab, apenas café conilon é plantado.
A área total destinada ao café em Mato Grosso na safra 2022 foi de 11,3 mil hectares, alta de 1,5% em relação ao ciclo 2021. Da área total destinada ao grão, 11,1 mil hectares estavam em produção.
Colheita de café finalizada em junho
De acordo com a Conab, a colheita de café em Mato Grosso foi finalizada no mês de junho, confirmando as expectativas positivas apresentadas no início do ciclo.
A produtividade registrada foi de 20,6 sacas por hectare, acréscimo de 14,2% no comparativo ao ano passado.
“O rendimento médio previsto também teve incremento em relação à safra 2021, tanto pela melhoria de manejo, com utilização de variedades clonais mais prolíficas, como pelas condições climáticas favoráveis à cultura em grande parte do ciclo”, traz o terceiro levantamento de safra de café.
Em relação a produção, considerando a produtividade, 227,9 mil sacas de conilon beneficiadas em Mato Grosso foram colhidas. O volume é 16,6% acima das 195,5 mil sacas beneficiadas em 2021.
Canal Rural - Liberdade FM
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil