Por que 13 de julho é o Dia Mundial do Rock?

Embora seja denominado mundial, o dia é celebrado apenas no Brasil

Dia Mundial do Rock é comemorado nesta terça-feira (13). Embora seja denominado mundial, o dia é celebrado apenas no Brasil. A comemoração da data foi incentivada por duas rádios no país e adotada pelos ouvintes.

Neste dia, em 1985, aconteceu o Live Aid, um festival que ocorreu simultaneamente em Londres e na Filadélfia, nos Estados Unidos, criado por Bob Geldolf. O show tinha como objetivo arrecadar fundos para pessoas em situação de vulnerabilidade na Etiópia. Transmitido pela televisão em diversas partes do mundo, o festival contou com mais de 1,5 bilhão de espectadores.

O baterista Phil Collins expressou sua vontade de que aquele fosse considerado o dia mundial do rock, dito e feito. A data foi aceita e incentivada pelas rádios 89 FM e 97 FM, que eram especializadas no estilo musical.

Nomes como U2, Elton John, Bob DylanDavid Bowie, Eric Clapton entre outros ícones da música marcaram presença no evento, além de, claro, Queen. O famoso show da banda, que ganhou uma recriação para o filme Bohemian Rhapsodyfez parte do Live Aid e é considerado uma das maiores apresentações ao vivo da história da música, sendo exaltada por críticos musicais 

Liberdade FM