Deputada federal diz que Governo "planta" indígenas para demarcar áreas em Santa Cruz do Xingu
A deputada federal Coronel Fernanda (PL), líder da bancada federal de Mato Grosso, afirmou que indígenas estão sendo estrategicamente “plantados” em determinadas regiões do estado para forçar a demarcação de terras.
Ela afirmou que isso vem ocorrendo na cidade de Santa Cruz do Xingu, dizendo que tem 4 índios morando em uma área no município e que, por isso, a Funai quer tirar (demarcar) 40% da cidade. “Não é área rural, mas sim urbana. Querem se transformar [a cidade ] em aldeia indígena para trazer 4 índios. Tem uma região em Colniza e tem 1 suposto índio que está vivendo em uma fazenda que nunca ninguém viu”, disse em entrevista ao Jornal da Cultura, da Rádio Cultura.
Em julho passado, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) aprovou os estudos de Identificação e Delimitação da Terra Indígena (TI) Kapôt Nhĩnore, localizada nos estados do Pará e Mato Grosso. A TI Kapôt Nhĩnore possui uma superfície aproximada de 362.243 hectares e é considerada um local sagrado para os povos de ocupação tradicional Yudjá (Juruna) e Mebengokrê (conhecidos como Kayapó).
O território está localizado nos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu, no Mato Grosso, e São Félix do Xingu, no Pará.
Liberdade FM - Olhar Direto