Confira horário da vacinação BCG e Febre Amarela em junho e julho

A sala de Imunização de Água Boa informa que a administração da vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) em junho e julho, será de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h, na sala de imunização da ESF Primavera. Já a vacina contra a Febre Amarela, voltou a ser ofertada todos os dias (seg. a sexta), das 7h30 às 19h, durante o mês de junho, também na sala de imunização que fica na ESF Primavera, setor Primavera.

BCG

A vacina BCG tem sido a principal maneira de prevenir as formas graves de tuberculose (meningite tuberculose e a tuberculose miliar).

A BCG é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser aplicada o mais precocemente possível, de preferência nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.

Em Água Boa, a imunização da BCG é encontrada na rotina, devendo ser aplicada em todas as crianças a partir do nascimento (0 anos) ou no máximo antes de completarem 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), sendo também indicada para as pessoas que tiveram ou tem algum contato com pessoas que sofram de hanseníase.

Quanto antes o bebê for imunizado melhor, visto que a tuberculose é uma doença infecciosa com transmissão aérea (fala, espirros, saliva, tosse), por isso em contato com pessoas, o bebê fica totalmente exposto à doença.

A BCG possui esquema de vacinação em dose única e em junho e julho será aplicada de segunda a sexta-feira, na ESF Primavera, das 9h às 15h. 

FEBRE AMARELA

A vacina contra a febre amarela é segura, gratuita pelo SUS e considerada a medida mais eficaz para evitar casos graves e mortes pela doença. Depois de imunizado, você está protegido por toda vida.

Público-alvo: Em crianças entre 09 meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias) é recomendado uma dose aos nove meses e uma dose de reforço aos 04 anos. Pessoas NÃO vacinadas a partir de 5 anos a 59 anos, é recomendado uma dose única.

A sala de imunização, que fica na ESF Primavera, fica aberta das 7h30 às 19h para as demais vacinações.

Liberdade FM/Assessoria