Com um deputado estadual e uma federal, Água Boa assume o papel de capital política do Araguaia
Em um momento histórico para o movimento regionalista da região Araguaia que cresce a cada eleição, a cidade de Água Boa passará mesmo que temporariamente, a ter um representante na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e outro na Câmara dos Deputados.
O sonho idealizado pelo movimento regionalista vem crescendo a cada eleição, se em 2022 o deputado estadual Dr. Eugênio Paiva se garantiu sua reeleição como deputado titular com o dobro dos votos de 2018.
Em 2023, a região teve a oportunidade de ter também a posse de outros dois suplentes estaduais temporariamente, sendo eles Moacir Couto de Barra do Garças e Gilmar Miranda de Canarana, quando região ficou momentaneamente com 03 deputados estaduais.
No próximo dia 27 de maio de 2024, Água Boa, conhecida como cidade coração do Brasil passará a ter além do deputado estadual Dr Eugênio, uma deputada federal, tudo isso vai ocorrer porque a atual primeira dama do município, Juliana Souza Kolankiewicz que obteve 16.385 votos em 2022 assumirá uma vaga no Congresso Nacional.
O ato de posse de Juliana Kolankiewicz que ocorrerá em Brasília, neste dia 27 de maio e tem movimentado bastidore, fazendo os antigos pioneiros da cidade voltarem ao tempo quando, pastor luterano Norberto Schwantes, desbravador e fundador de Água Boa, Canarana, Querência e outras cidade de Mato Grosso também assumiu sua vaga como deputado federal constituinte em 1988.
A posse de Juliana no Congresso Nacional também representa um marco importante para o movimento regionalista que defende a eleição de moradores da região para cargos eletivos e em especial para a cidade de Água Boa, já que a mesma passará a contar com um deputado estadual e uma deputada federal.
Liberdade FM/Nortearaguaia