Alistamento militar: quando fazer, onde se alistar e como funciona as etapas

O alistamento militar é uma obrigatoriedade prevista por lei para todos os brasileiros do sexo masculino que completem 18 anos até dezembro deste ano.

No entanto, o prazo para se alistar normalmente vai de 1º de janeiro a 30 de junho. E o não alistamento ou o não comparecimento às atividades previstas podem gerar consequências legais, como a impossibilidade de tirar passaporte, ingressar no serviço público, obter diploma universitário, entre outras restrições.

Os jovens que se alistam e são selecionados passam por um período de serviço militar obrigatório, que pode variar entre Exército, Marinha ou Aeronáutica.

Como se alistar?
Alistamento Online: O alistamento militar pode ser feito através do site oficial do Exército Brasileiro, disponível no endereço www.alistamento.eb.mil.br.
Preenchimento do formulário: Ao acessar o site, o jovem deve preencher um formulário com informações pessoais, como nome, data de nascimento, CPF, e outros dados solicitados.
Número de protocolo: Depois do preenchimento, o sistema vai gerar um número de protocolo, que deve ser anotado e guardado, pois será utilizado para consultar a situação do alistamento.
Consulta e acompanhamento: O jovem pode consultar a situação do alistamento no mesmo site, utilizando o número de protocolo. Eventualmente, pode ser necessário comparecer à Junta de Serviço Militar do município para regularizar pendências.


Documentos Necessários
Para se alistar nas Forças Armadas, o jovem precisa ter:

Certidão de nascimento ou documento de identidade.
CPF.
Comprovante de residência.
Uma foto 3x4 recente.


Ainda segundo o Exército, o jovem que completar 18 anos pode comparecer a uma Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência e agendar seu alistamento militar.

Liberdade FM (Ascom)