Mato Grosso e outros estados do país enfrentarão onda de calor intenso nos próximos dias

Uma onda de calor está prestes a atingir Mato Grosso e outros estados do Brasil, trazendo altas temperaturas que podem superar os 40ºC nos próximos dias. Segundo a empresa MetSul, essa condição climática é resultado de uma bolha de calor que se formará no norte da Argentina e no Paraguai.

Prevê-se que Mato Grosso do Sul seja um dos estados mais impactados pela onda de calor, especialmente em regiões próximas à fronteira com a Bolívia e o Paraguai, além do Pantanal. Grande parte das cidades do estado poderá registrar máximas de 37ºC.

No Sul do país, os impactos da onda de calor serão significativos, devido à proximidade com a Argentina e o Paraguai. Em Santa Catarina, o calor persistirá ao longo da próxima semana, com cidades próximas à fronteira argentina, no oeste e sul do estado, podendo alcançar os 40ºC. Prevê-se um clima seco durante esta semana, com aumento da umidade a partir do fim de semana, trazendo dias abafados e noites quentes, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de tempestades de vento e granizo.

No Paraná, também são esperadas chuvas isoladas e intensas no início da próxima semana, especialmente na região de Foz do Iguaçu e no oeste do estado, onde os termômetros podem atingir os 40ºC.

No Rio Grande do Sul, as temperaturas serão um pouco mais amenas em comparação com os estados vizinhos, mas ainda assim os gaúchos enfrentarão um calor intenso, com máximas entre 37ºC e 39ºC no oeste, noroeste e vales. Mesmo na Serra Gaúcha, as temperaturas podem chegar a 33ºC e 34ºC.

No Sudeste, o interior de São Paulo experimentará um gradual aumento da temperatura, podendo chegar a 40ºC em algumas cidades. A chuva será escassa nos próximos dez dias, o que intensificará o calor em um padrão muito acima do normal para março. Na capital paulista, espera-se temperaturas acima de 35ºC, próximo ao recorde histórico de 34,3ºC para o mês de março.

Já no Estado do Rio de Janeiro, a capital terá tardes escaldantes com temperaturas acima de 40ºC, segundo a previsão da MetSul. Em Minas Gerais, a diminuição expressiva da chuva contribuirá para intensificar o calor em várias áreas do estado.

Redação: (Ascom/Ivair Alves) Liberdade FM