Projeto Recicla Verdinho deve ser retomado em Água Boa
Pautado na manhã desta terça-feira (11), o projeto deve voltar com novidades para alunos e feirantes.
Tratativas para retomada do projeto ‘Recicla Verdinho’, em Água Boa, foram iniciadas na manhã desta terça-feira (11). A primeira edição, realizada no ano passado, estava concentrada nos alunos do 5º ano da Escola Municipal Guarujá.
Durante a reunião, foi discutido diversas pautas, entre elas, a ampliação do projeto para outras escolas do município ou acrescentar os estudantes do 4º ano no projeto. Além disso, trabalha-se a ideia de incluir o projeto em feiras de bairros.
Idealizado por meio de uma parceria do Sebrae-MT (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com o município de Água Boa, Secretaria de Educação e a secretaria de Desenvolvimento, trabalha pautas voltadas para o Meio Ambiente e Sustentabilidade, além de fomentar a economia local dos pequenos negócios.
Conforme destacou o representante e consultor do Sebrae Luis Pivovar, o intuito do projeto não é criar novos catadores de lixo, mas criar novos hábitos, realizando uma mudança cultural.
Premiado quatro vezes, o ‘Recicla Verdinho’ já está implantado em 21 municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e conta com o patrocínio de diversas empresas locais, como o Sicredi Araxingu.
Pilares do ‘Recicla Verdinho’
O projeto trabalha com dois dos pilares do cooperativismo: O financeiro, onde as crianças levam para casa conhecimento que podem compartilhar com a família, ajudando na organização financeira e o social que fomenta o trabalho dos feirantes.
O projeto
Para participar do Projeto, os estudantes precisam recolher material reciclado, como: Garrafas pet, latas de alumínio, embalagens Tetra Pak, entre outros recicláveis e depois fazer a troca por um voucher chamado Verdinho.
“O voucher serve como “moeda” para a compra exclusiva de produtos da agricultura familiar na Feira Municipal da cidade e posteriormente, os feirantes o trocam por moeda real”.
ASCOM-AB — Liberdade FM