Vacinas contra varicela e meningite estão com público-alvo estendido temporariamente

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as vacinas contra varicela (popular catapora), meningocócica ACWY e contra meningite C, estão disponíveis para a população em geral não vacinada enquanto durar o estoque, até dia 31 de março. A prevenção da catapora e da meningite é possível através da vacinação. Mesmo quem já teve catapora pode se vacinar.

Desde o segundo semestre de 2022 foi observado um aumento alarmante nos casos de meningite no Brasil, além disso a queda nos índices de vacinação está preocupando as autoridades de saúde e por isso o público-alvo está sendo estendido.

A vacina contra varicela (catapora) é disponível pelo SUS na rotina para crianças de até os 6 anos de idade, e a meningocócica C para crianças e adolescentes, e meningocócica ACWY para adolescentes de 11 a 12 anos e como reforço até 14 anos de idades. Porém, devido ao aumento de casos, essas vacinas estão sendo estendidas ao público em geral.

A Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza os imunobiológicos na ESF Primavera, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h.

 As doenças:

MENINGITE

A meningite provoca uma infecção nas meninges, membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral. A meningite geralmente é causada por uma infecção viral, mas também pode ser de origem bacteriana ou fúngica. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo ou pode ser fatal, necessitando de tratamento antibiótico urgente.

Os principais sintomas são: febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas. É transmitida por meio de secreções/gotículas respiratórias (tosse, espirro) e saliva.

VARICELA

A varicela (catapora) é uma doença infecciosa muito contagiosa facilmente transmitida para outras pessoas, que atinge com maior frequência as crianças. Pode estar associada a complicações como infecções de pele e doenças neurológicas. A principal característica clínica são lesões na pele acompanhadas de coceira.

O contágio acontece por meio de secreções respiratórias e raramente por meio de contato com lesões de pele. A baixa cobertura vacinal contra varicela é o principal motivo para o aumento da doença.

A prevenção dessas doenças é possível através da vacinação, e o melhor é que ao vacinar a pessoa se protege e ainda protege outras pessoas, pois não se torna portador da doença e não transmite.

Liberdade AB - ASCOM AB