Secretaria de Saúde inclui Terapia de Florais na Atenção Básica
Os florais de Bach são utilizados para a busca do equilíbrio emocional, que são a causa de muitas doenças físicas sendo um modelo terapêutico reconhecido pela Organização Mundial da Saúde, por isso a terapia agora faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS), e é ofertada na ESF Central de Água Boa por meio da enfermeira Carla Brito.
O Ministério da Saúde explica que o uso de essências florais modifica certos estados vibratórios, auxiliando no equilíbrio e harmonização do indivíduo. Entre seus principais benefícios estão a restauração da paz, harmonia, integração, individualidade do ser e bem-estar, por proporcionar a diminuição dos estados de sofrimento e desgaste físico e mental
A enfermeira explica que os florais atuam por princípios biofísicos, promovendo o equilíbrio energético do que se encontra desestabilizado e levando assim à melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, à saúde. Florais de Bach buscam tratar a causa das doenças e não as consequências, ou seja, tratar a pessoa e não a doença.
Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas podendo tratar contradições psicológicas, instabilidade emocional, indecisão, a fraqueza e falta de determinação, egoísmo, ódio, ignorância, ambição, tristeza, solidão, orgulho, rigidez mental, impaciência, mágoa, temperamento violento, medo, depressão, desesperança.
“A eliminação dessas condições são de suma importância, uma vez que pessoas deprimidas têm o seu sistema imunológico enfraquecido, sendo mais suscetíveis ao contágio de doenças.”
A terapia é feita por meio de agendamento, e acontece toda terça e quinta-feira das 7h30 às 11h30, na ESF Central. Para mais informações procurar a enfermeira Carla Brito.
Liberdade FM - ASCOM AB