Fávaro e Dr. Eugênio reforçam ações para conclusão da BR 158 e de novas pontes na região Araguaia
Acreditar sempre que possível e construir formas de como se solucionar os problemas, com base neste legado a conclusão da BR 158 na região Araguaia ganhou dois importantes aliados, um o senador e agora Ministro da Agricultura e Pecuária. Carlos Fávaro, que representa o estado com maior produção do agro brasileiro; o outro o deputado estadual Dr Eugênio Paiva, único representante da região Araguaia de Mato Grosso na Assembleia Legislativa e que foi reeleito em 2022 com o dobro dos votos obtidos em 2018 para exercer seu segundo mandato.
Em comum os dois entendem que agora é hora da virada para que a BR 158 seja concluída. Fávaro conta com outros dois parceiros na empreitada: o Ministro dos Transportes, Renan Filho, que já elencou a BR 158 no rol de ações prioritárias da pasta para 2023; e também o ministro das cidades, Jader Filho, irmão do Governador do Pará, Helder Barbalho, estado por onde a BR 158 tem trechos precários.
No caso do deputado estadual Dr. Eugenio Paiva cabe a articulação regional, no seu primeiro mandato ele ficou conhecido como deputado das pontes em especial sobre duas obras regionais, uma é a ponte sobre o Rio da Mortes em Cocalinho, atualmente a maior ponte de concreto Mato Grosso, e a outra sobre o Rio Fontoura na divisa de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu numa região produtora com mais de meio milhão de hectares para agricultura.
“Hoje quero falar especialmente sobre a BR 158, sobre quem transporta nossa safra, sabe a importância desta rodovia. Quem é de Mato Grosso, assim como eu, sabe a diferença que ela pode fazer na vida das pessoas. E quem é da região do Araguaia, sabe que investir na recuperação da BR 158 é essencial”, declarou o ministro Carlos Fávaro nesta quinta-feira (9).
Ele citou que esteve com o ministro dos Transportes, e garantiu que a BR 158 é prioridade. Também lembrou que ainda conseguiu viabilizar junto ao Ministério dos Transportes mais recursos para a manutenção da BR 242, rodovia que também corta a região do Araxingu.
Já o deputado estadual Dr Eugênio disse que sua grande bandeira no primeiro mandato junto ao Governo de Mato Grosso, liderado pelo Governador Mauro Mendes foi a construção da ponte sobre o Rio das Mortes e que agora será a conclusão da BR 158. 'Com a conclusão das pontes de Cocalinho. uma já inaugurada sobre o Rio das Mortes, e a outra quase pronta lá no Luiz Alvez sobre o Araguaia, mais a ponte sobre o Rio Fontoura em Vila Rica estaremos fazendo a integração da região, e com a conclusão da BR 158 vamos fazer o fluxo de desenvolvimento andar no ritmo certo."
Segundo a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) a nova ponte sobre o Rio Araguaia foi erguida na BR-080/GO, entre o povoado Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia - Goiás (GO), e Cocalinho - Mato Grosso (MT) com estrutura de 1.031 metros de extensão, duas passarelas e 31 metros de altura do gabarito de navegação, vai possibilitar a integração de um importante corredor de escoamento de grãos produzidos na região do Araguaia.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), haverá dois acessos: na margem direita, do Km 406,20 ao Km 410,30, a partir do acesso ao povoado de Luiz Alves pela BR-080/GO e, na margem esquerda, do Km 0 ao 0,640, no município de Cocalinho (MT). Dando início à BR-080/MT, totalizando 5,77 quilômetros.
Estudos mostram que a conclusão da construção da ponte, ira trazer inúmeros benefícios para integração entre os estados de Goiás e Mato Grosso, além do favorecimento do transporte de produtos agropecuários mato-grossenses, e reforçando o desenvolvimento das regiões norte de Goiás e nordeste de Mato Grosso com diversos benefícios a população dessas regiões.
Contudo, ainda será necessária a construção da rodovia que irá ligar a ponte sobre o Rio Araguaia até o entroncamento com a BR 158 em Ribeirão Cascalheira – ja previsto no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Governo Federal. A emissão do Licenciamento Ambiental para a rodovia está em fase de análise pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), uma vez que o Estudo do Componente Indígena foi elaborado pelo DNIT e já foi protocolado no órgão licenciador.
De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), considerando que a maioria da produção da região nordeste de Mato Grosso é destinada ao Arco Norte, e a ponte permitirá acesso a essa área, ela terá potencial de transporte de 15,99 milhões de toneladas, quando somado a produção de soja e milho da safra 21/22, além de 5,4 milhões de cabeças de gado, conforme dados de rebanho da região de 2022.
Liberdade FM - FONTE: Eldorado FM com Evandro Carlos