Setor de Identificação da POLITEC de Água Boa informa sobre prazo de suspensão da emissão de Identidades
O Setor de Identificação da POLITEC em Água Boa informa que os atendimentos para emissão de carteiras de identidade serão suspensos entre os dias 13 de fevereiro a 6 de março, devido a migração de sistemas.
Depois desse prazo o novo RG será implantado, unificando os números de registro com o CPF - Cadastro Nacional de Pessoa Física, com tamanho menor e seguindo os padrões internacionais, como o código MRZ de segurança, usado também em Passsaportes.
Quem precisar fazer a identidade no modelo atual, tem que fazer a solicitação até o dia 10 de fevereiro. O prazo para entrega do documento é de 20 a 25 dias após a requisição.
Para solicitar uma identidade, basta levar a certidão de nascimento ou casamento civil e uma foto 3x4 (nos casos em que os postos de atendimento não possuem biometria).
Para menores de 16 anos é exigida a presença dos pais, munidos de seus documentos de identificação.
A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula, e digital - que poderá ser acessada pela plataforma gov.br após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem uma taxa de emissão.
A atualização da carteira de identidade somente passará a ser obrigatória para todos em 2032. Observando que o modelo antigo tem validade para 10 anos, a partir da data de emissão.
O Setor de Identificação da POLITEC e a Junta Militar em Água Boa ficam junto com o SINE, na Avenida Araguaia, ao lado do Sindicato Rural, no Centro.
ATUALIZAÇÃO:
A partir de 17 de fevereiro de 2023 o SINE mudou de endereço e passou a atender na Rua 03 com a Av. Noberto Schwantes, de frente a Machado Utilidades, ao lado da Eletromóveis.
Obs. No segundo parágrafo deste artigo onde fala "depois desse prazo", estamos nos referindo aos dias 13 de fevereiro a 06 de março, período de migração do sistema, quando o novo modelo de RG será implantado. Pra quem está lendo a notícia após o dia 10 de fevereiro, fica entendido que o prazo de solicitação do velho modelo já se encerrou.
Obs 2. Os requisitos para se solicitar uma identidade são os mesmos para o modelo antigo, cuja solicitação está extinta após o prazo citado acima, quanto para o modelo novo, com a solicitação vigente a partir de 06 de março.
Obs. 3. O prazo de validade para quem tem a carteira antiga é de 10 anos a partir da data de emissão, ou seja, quem fez até os últimos dias antes da mudança terá até 2032 para passar para o modelo novo. Quem fez antes, por exemplo há 8 anos atrás, logo terá que solicitar uma nova e essa solicitação já será no modelo novo.
ASCOM-AB — Liberdade FM