Você sabe como funciona a Central de Regulação da Secretaria de Saúde?

Para ordenar o acesso a serviços, evitar fraudes e estabelecer um padrão de qualidade do atendimento, a Secretaria de Saúde de Água Boa conta com a Central de Regulação. É através da Regulação que as consultas, procedimentos e exames especializados, de média e alta complexidade são agendados.

Atualmente são 14 as especialidades que atendem pelo SUS em Água Boa, sendo elas: Ortopedistas, Ginecologistas, Pediatras,Urologista, Cirurgião Geral, Otorrinolaringologista, Psiquiatra, Cardiologista, Neurologista, Oftalmologista, Dermatologista, Mastologista, Cirurgião Vascular e Cirurgião Bariátrico.

Para otimizar o serviço e tornar o agendamento mais prático para os pacientes, algumas especialidades estão sendo agendadas diretamente nas ESFs, sendo elas: Cardiologista, Pediatra, Dermatologista, Psiquiatra, Neurologista, Ortopedia, Teste do Olhinho.

A Regulação também é responsável pela:
• Autorização de exames e consultas à prestadores conveniados/contratados;
• Autorização de passagens para usuários e acompanhantes e outros atos relacionados ao Tratamento Fora do Domicílio;
• Elaboração de processos para:
Tratamento Fora do Domicílio;
Laqueadura e vasectomia;
Solicitação de cadeiras de rodas;
Solicitação de aparelhos auditivos.

Os procedimentos e exames são agendados dentro e fora do município, de acordo com o fluxo de atendimento da Regulação.

 

Fluxo da Regulação:

1º- o paciente busca atendimento na Unidade de Saúde de Referência da Família, que pode ser a ESF, PSF, Centro de Saúde ou CAPS; 
2º- em caso de necessidade, o médico da unidade de Saúde vai encaminhar o paciente ao especialista;
3º- dependendo da especialidade, a solicitação do agendamento pode ser feita na própria unidade. Essa solicitação será posteriormente enviada para análise na Regulação, e o paciente será informado se o agendamento foi aprovado. Já para certas especialidades e procedimentos, o usuário será encaminhado diretamente para o Centro de Regulação e
4º- Todo encaminhamento é avaliado pela equipe da regulação e os atendimentos são autorizados e agendados de acordo com a demanda e especialidade.

Os documentos necessários para requisitar os serviços na Regulação são: Cartão SUS ou CPF, Ficha Índice e Pedido Médico.

O atendimento ao público acontece no período da manhã e da tarde, de 7h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

A Regulação está localizada no prédio do Centro de Saúde, na Avenida Tropical, Nº 344, Bairro Centro. Os telefones de contato são: (66) 3 468-5500 ou 3 468-5522.

 

ASCOM-AB — Liberdade FM