Oficina de Capoeira realiza cerimônia de graduação em Água Boa
O 7º Gingaboa recebeu cerca de 200 praticantes de capoeira e graduou 11 capoeiristas, sendo eles 3 instrutores, 3 professores, 1 professor estagiário, 3 mestrandos e 1 mestre. Além disso, 51 alunos iniciantes receberam corda cinza na categoria infantil e corda branca com amarela na categoria adulto.
A cerimônia aconteceu no espaço cultural José Elmo Kuhn, na noite de sexta-feira, 18 de novembro, contando com a participação do Mestre Dragão de Querência, Mestre dragão de Barra do Garças, Mestre Paulo Galego de Brasilia, Mestre Leo de Brasília e Mestre Ventania de Santa Helena de Goiás.
O mestrando Valdivino Gomes do Santos, popularmente conhecido como "Kunta", recebeu sua graduação de mestre, após cinco anos como mestrando. Ele já pratica capoeira há 27 anos e desenvolve o projeto municipal há 16.
No dia 19, sábado, foi realizado o campeonato de capoeira, no novo espaço da cultura, na Rua 15 com a Norberto Schwantes, setor Operário, recebendo equipes de Água Boa, Aragarças, Barra do Garças, Brasília, Campinápolis, Canarana, Goiânia, Piranhas, Pontal do Araguaia, Querência, São Luiz dos Montes Belos, Sancrelândia de Goiás e Santa Helena de Goiás.
A competição realizou roda de capoeira nas categorias infantil de 5 a 6 anos, de 7 a 8 anos, de 9 a 10 anos e de 11 a 13 anos; Na categoria de 14 acima entre iniciantes corda crua, entre a 1ª e 2ª graduação, cordas branca com amarela e corda amarela; entre a 3ª e 4ª graduação, corda amarelo com laranja e corda laranja; entre a 5ª e 6ª graduação, cordas laranja com azul e corda azul; entre a 7ª, 8ª e 9ª graduação, corda azul com verde, corda verde e corda verde com roxa; E entre a 10ª, 11ª e 12ª graduações, corda roxo, corda roxo com marrom e corda marrom.
Água Boa ficou em primeiro lugar geral no quadro de medalhas, seguido por Querência em segundo lugar e Canarana em terceiro. O professor Ian, o aluno Miguel e a aluna "Baiana" foram destaques de Água Boa no evento.
Liberdade FM - ASCOM