-Vigilância Ambiental recolhe diversos pneus nas vias públicas para evitar Dengue
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, vem realizando o recolhimento de pneus que foram jogados indevidamente em vias públicas no intuito de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti no perímetro urbano. A ação ajuda a evitar danos à natureza, manter a cidade limpa e livre da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
A dengue faz parte do cenário urbano onde o seu vetor, o mosquito Aedes aegypti está bem adaptado. Condições climáticas favoráveis, oferta de materiais descartáveis e acúmulo de materiais inservíveis, favorecem a reprodução do vetor e consequentemente uma epidemia de dengue.
O mosquito se desenvolve em recipientes que acumulam água - denominados criadouros. Na maioria dos bairros prevalecem os criadouros em lixo e nos pneus.
Para o sucesso da estratégia de eliminação de criadouros e impedindo o risco de epidemias de dengue, é preciso que reconheçamos que o problema é de todos nós e que a solução também depende de todos.
Neste momento, o foco principal é o descarte de pneus, por se tratar de um dos principais criadouros do Aedes aegypti.
O descarte de pneus usados deve ser criterioso, uma vez que estes são recipientes preferenciais para a postura dos ovos e favoráveis à reprodução do mosquito. Por isso, recomenda-se a coleta e destino adequado ou armazenamento em depósito coberto que não permita o acúmulo de água.
Os responsáveis por qualquer tipo de atividade que envolva o descarte de pneus inservíveis (borracharias, comércio de pneus, oficinas), devem estar cientes que a obrigação é levá-los até o Ecoponto Municipal (na área do Aterro Sanitário), localizado a 05 KM do centro da cidade de Água Boa, seguindo na estrada MT414, sentido Vaú dos Gaúcho.
Atualmente a Prefeitura municipal possui convênio com a ANIP (Agência Nacional de Inservíveis Pneumáticos) que é responsável por dar a destinação correta aos pneus que estão inservíveis evitando que eles sejam dispostos de forma clandestina na natureza. Assim, esses pneus são encaminhados posteriormente para serem triturados e reutilizados pela indústria no que forem úteis.
Por Assessoria de Comunicação Saúde
Liberdade FM - ASCOM