-Prefeitura ajuda pequenos produtores a adquirir o Selo Nacional da Agricultura Familiar
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e em parceria com a EMPAER e auxílio de uma nutricionista, está desenvolvendo um trabalho que visa ajudar os produtores rurais, que vendem produtos de origem vegetal, a conseguir o Selo Nacional da Agricultura Familiar – SENAF. Este selo é responsável por identificar os produtos da agricultura familiar no Brasil.
Como explica o Ministério da Agricultura, “o SENAF é uma importante ferramenta, desenvolvida pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, para identificar os produtos oriundos desse setor, que vem crescendo e se organizando para produzir cada vez mais e com mais qualidade.” Com ele é possível, por exemplo, colocar os produtos à venda nos mercados da cidade.
Existem 7 tipos diferentes do SENAF destinados à identificação dos produtos sendo eles: SENAF da Agricultura Familiar; SENAF Mulher; SENAF Juventude; SENAF Quilombola; SENAF Indígena; SENAF Sociobiodiversidade e SENAF Empresas.
Com a ajuda da Secretaria de Desenvolvimento, a produtora de pequi Aparecida Alves Rosa, do PA Jaraguá, adquiriu o selo destinado à identificação dos produtos das mulheres da agricultura familiar. Ela ficou muito agradecida pelas novas possibilidades de divulgação de seu produto e aproximação com o mercado.
Vale pontuar que todos os agricultores familiares, com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) podem solicitar o SENAF de forma gratuita. A possibilidade de solicitar e renovar o Selo é feita por meio do Sistema Vitrine da Agricultura Familiar https://sistemas.agricultura.gov.br/vitrine/solicitar-selo, e precisando de ajuda é possível procurar a Secretaria de Desenvolvimento ou a Empaer para realizar o cadastro.
Liberdade FM - Por Assessoria de Comunicação Prefeitura