-Conferência Municipal aborda Direitos da Criança e do Adolescente em tempos de pandemia
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), realizaram nesta terça e quarta-feira (19), no espaço da Ação Social, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A Conferência teve como tema central: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.”
A equipe explicou que a principal característica das conferências é reunir representantes do governo e da sociedade civil, especialmente as próprias crianças e adolescentes, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para a política de direitos humanos de crianças e adolescentes.
É válido reforçar que as conferências têm caráter deliberativo, isto é, o que elas definem tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações.
Na abertura do evento estiveram presente compondo a mesa de honra o Prefeito Dr. Mariano, a Presidente do CMDCA, Mariluce Luz Borges, a Promotora de Justiça, Luane Rodrigues Bomfin, o Tenente Coronel, Gyancarlo Paglyneari Cabelho, a Secretária Municipal de Assistência Social, Valquiria Soares Dantas Ferreira, o Secretário Municipal de Saúde, Eberson Mateus dos Santos, representando a Secretaria de Educação, Elizabete Barboza de Oliveira e a representante do Comitê de Participação de Crianças e Adolescentes de Água Boa, representando todas as crianças e adolescentes do município, Wendy Dailla Brito Pereira.
O Clube de Desbravadores Alfa do Araguaia realizou a entrada das bandeiras e uma apresentação artística com as ideias do clube. Em seguida, aconteceu a palestra da psicóloga do CREAS Cláudia Coutinho abordando o tema central da Conferência e as consequências da violência física, psicológica e/ou social.
Nesta quarta-feira (19), para trazer uma mensagem de esperança e paz, os alunos do Coral da Escola Municipal Ermindo Mendel apresentaram três músicas durante a Conferência.
As representantes da CEDCA, Patrícia Simone da Silva Carvalho e Roberta de Arruda Chica Duarte, continuaram as discussões sobre o tema e conduziram as atividades para a elaboração de propostas de políticas públicas para crianças e adolescentes dando voz às crianças e adolescentes do município de Água Boa, Cocalinho, Campinápolis e Nova Xavantina.
Agora as propostas elaboradas nesta Conferência serão enviadas para o nível Estadual e posteriormente o Nacional a fim de melhorar os direitos deste público levando em consideração suas opiniões.
Liberdade FM - ASCOM