-Água Boa recebe atividades da 3ª SNCT-ARAGUAIA

Os estudantes da cidade de Água Boa e de oito municípios vizinhos podem participar de atividades de divulgação científica promovidas por professores e alunos do Campus Universitário do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso, e do Instituto Federal de Mato Grosso, unidade Barra do Garças, entre os dias 26 e 28 de outubro do Espaço Cultural localizado na avenida Norberto Schwantes, esquina com rua 15, no centro da cidade. As atividades da 3ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Araguaia (SNCT-Araguaia) são gratuitas e abertas à população em geral.

Pela primeira vez, o evento organizado pelo Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA) acontece em outra cidade além de Barra do Garças, que irá realizar entre os dias 7 e 11 de novembro as atividades de divulgação científica. Tradicionalmente, nos meses de outubro e novembro, diversas instituições pelo Brasil realizam uma mobilização nacional em prol da ciência e da tecnologia. Este ano, o tema do evento é “200 Anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, e conta com financiamento do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para transporte de alunos da educação básica de municípios vizinhos até o local de evento.

PROGRAMAÇÃO

Os visitantes irão conhecer parte do acervo do MuHNA, inclusive experimentar pelo tato e com olhos fechados a fauna e flora do Cerrado. A Sala do Sentidos, como é conhecida a experiência, promete atrair curiosos e corajosos para sentir na pele as texturas dos animais taxidermizados. O MuHNA também irá apresentar a mostra fotográfica “Modos de Ver”, com imagens registradas por indígenas xavantes retratando o próprio cotidiano e as interculturalidades.

Além da exposição de animais taxidermizados que compõem o acervo, os visitantes também poderão conhecer mais sobre o passado geológico da região através da exposição Fósseis do MuNHA. Resultado da coleta por anos em diversas aulas de campo realizadas nas disciplinas de Paleontologia, os fósseis permitem descobrir diferentes formas de vida que habitaram a região mato-grossense milhares de anos atrás.

Os alunos do Instituto Federal de Mato Grosso prepararam a série de experimentos “Segredos da Química”, quando irão realizar diversos testes químicos, como reflexão e refração da luz, robótica, lançamento de foguetes, nitrogênio líquido de pobre, sangue do diabo e outros. Além de divertir os visitantes, a série promete oferecer conhecimento de modo lúdico.

O curso de Educação Física da UFMT irá oferecer a oficina “Práticas Corporais” com jogos, brincadeiras e esportes. Já outros cursos da UFMT também irão enviar exposições para o evento como “Peixes do Araguaia”, “Alimentação Saudável” e outras.

A equipe que irá se deslocar de Barra do Garças até Água Boa é composta por cerca de 50 pessoas. Elas serão responsáveis pela montagem dos stands e das exposições, além de mediarem as atividades de divulgação científica junto aos alunos da educação básica que visitarem o Espaço Cultural, recentemente inaugurado e disponibilizado pela Secretaria de Esporte Cultura e Lazer de Água Boa para realização do evento.

A programação completa está disponível no site - https://www.even3.com.br/snct-araguaia/ - onde é possível realizar inscrição para aqueles interessados em receber certificação. O evento é aberto ao público e gratuito. Outras atividades estarão disponíveis até a realização do evento.

Liberdade FM - Água Boa News