Parceria da prefeitura com Escola Agrotécnica possibilita estudo experimental no cultivo da Pitaya
O cultivo de Pitaya no campo experimental da Escola Estadual Jaraguá, de Água Boa, vem trazendo para os alunos a possibilidade de estudos na cultura. Além da Pitaya, a prefeitura mantém parceria com a escola em várias culturas que trazem benefícios para ambas as partes e que posteriormente serão distribuídas para a comunidade rural fortalecendo a agricultura familiar.
Com o apoio do Diretor Higor Ângelo, a professora de Engenheira Agrônoma Fabricia Alves está orientando o aluno Raimundo Matheus no desenvolvendo do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo de avaliar qual a variedade de Pitaya se desenvolve melhor na região de Água Boa – MT dentre as três estudada. De acordo com a professora, o cultivo da Pitaya na escola deu aos alunos a possibilidade de ter um maior conhecimento da planta, seus tratos culturais e frutificação.
O secretário adjunto de Agricultura Familiar, Otacílio Barbosa, explicou que a prefeitura mantém uma parceria com a escola em várias culturas. “Desenvolvemos mudas de capim, frutas, café, cana de açúcar entre outros. A Pitaya foi mais uma cultura que começamos a fazer um viveiro com experimento, no total de 120 mudas, e já tem alunos estudando para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a cultura”.
Otacílio ainda parabenizou o prefeito Mariano e a vice Rejane pela sensibilidade e a busca da formação do povo aguaboense. “Acredito que será de muita valia para a escola que hoje tem um outro direcionamento em termos de ensino. Este é um investimento muito valoroso.”
Também explicou que todas as culturas mantidas nesta parceria é no intuito de disseminar as mudas no município. “Pretendemos ter muito mais mudas a partir do período chuvoso. Esperamos ampliar nosso viveiro para dar condições de fornecer mudas de qualidade para todos os assentados do município”, ressaltou.
Liberdade FM - ASCOM