Dr. Eugênio conhece e defende o Araguaia, destaca governador Mauro Mendes

Sob articulação do deputado Dr. Eugênio e 100% dos recursos do Governo do Estado, maior ponte de Mato Grosso será inaugurada no próximo sábado (3).


O trabalho de articulação do deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva em defesa do Vale do Araguaia, região que representa na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, foi destacado em entrevista concedida pelo governador Mauro Mendes, em sua última visita à região. Para o governador, Dr. Eugênio é parceiro de primeira hora, que não mede esforços para garantir os merecidos e inadiáveis investimentos na região que defende.

“É papel do deputado reivindicar as benfeitorias que contemplem os anseios da população que representa. E isso o deputado estadual Dr. Eugênio tem feito em todas as nossas audiências, sempre com o foco no desenvolvimento regional. A ponte sobre o Rio das Mortes foi nossa primeira de inúmeras tratativas que estão mudando para melhor a região”, pontuou Mauro Mendes, cuja gestão ao lado do vice-governador Otaviano Pivetta, é marcada por históricos investimentos no Araguaia.

De acordo com o governador, é natural e necessário que cada deputado conheça, com propriedade, as demandas de sua região e defenda, com argumentos e projetos, as obras e ações que, verdadeiramente, contemplem os anseios da população representada no Parlamento Estadual.

“Dr. Eugênio é muito diligente e trabalhador. Por isso que é bom ter um deputado aqui do Araguaia, porque ele vive e conhece a realidade, conhece as pessoas, tem acesso direto, vai toda semana, conhece as estradas...  E ele teve a oportunidade de falar comigo, e me explicou a importância dessa obra (ponte sobre o Rio das Mortes), e ainda me levou lá para ver de perto a realidade das pessoas que precisam tanto dela. Graças a Deus, nós autorizamos o serviço e está lá a ponte, quase prontinha”, comemorou Mauro Mendes.

Com 483 metros de extensão (maior de Mato Grosso), a ponte sobre o Rio das Mortes será inaugurada neste sábado (03.09) sem a presença dos representantes estaduais articuladores diretos da ação estadual, em virtude de vedações legais, uma vez que disputam o pleito de 2022.

“Tenho muita honra e orgulho de ter sido eleito pela região que confiou no nosso mandato a oportunidade de ser, legitimamente, um representante 100% ARAGUAIA! Não estarei presente fisicamente, mas meus pensamentos já estão, desde já, tomados pelo sentimento de dever cumprido neste primeiro mandato, esperançoso com um futuro cada vez mais próspero para nossa população aguerrida que não tem preguiça e nem medo de desafios”, avaliou Dr. Eugênio, destacando ainda toda gratidão ao Governo Mauro Mendes.

“Quero agradecer, primeiramente, a Deus. Sem ELE, nada seria possível. Muito obrigado governador Mauro Mendes e vice-governador Otaviano Pivetta. 100% dos recursos do Governo do Estado estão nessa magnífica obra estadual. Recursos gerados pelo suor do nosso setor produtivo, a quem faço questão de fazer um agradecimento especial. Recursos aplicados com transparência e eficiência. Muito obrigado, em nome do secretário Marcelo Oliveira e sua dedicada equipe. Muito obrigado meus amigos Mestre Floriano, engenheiro Douglas e a todos os trabalhadores que não mediram esforços nessa realização com toda segurança em tempos de pandemia. Muito obrigado meus amigos caminhoneiros, pela paciência e confiança em nossos trabalhos. Obrigado a todos”, finalizou Dr. Eugênio.

A ponte, que será inaugurada neste sábado, interliga os municípios de Cocalinho e Nova Nazaré, região do Médio Araguaia, pela rodovia estadual MT-326, e era fundamental para alavancar o desenvolvimento local, bem como assegurar a dignidade aos milhares de caminhoneiros que somente até hoje dependerão de balsas para realizar a travessia.

“A ponte sobre o rio das Mortes sempre foi colocada pelo governador Mauro Mendes e pelo deputado estadual Dr. Eugênio como prioridade, pois tínhamos que resgatar o Araguaia. Essa é uma obra importante, que vai diminuir os obstáculos ao crescimento de Mato Grosso e representar um novo tempo para o Araguaia. São mais de 500 bitrens que se avolumam para fazer a travessia de balsa e a ponte será um grande fator de escoamento de grãos e calcário da região”, disse o secretário da Sinfra-MT, Marcelo Oliveira, à época em que obra foi iniciada.

Projeto de Lei:

Além de ter articulado e defendido a obra da ponte sobre o Rio das Mortes junto ao Governo do Estado, o representante do Araguaia é autor do projeto de lei que deverá definir o nome oficial da ponte sobre o Rio das Mortes.

O substitutivo integral do Projeto de Lei n° 483/2022, que denomina oficialmente a obra com o nome “Ponte da Integração 'José Monteiro Guimarães', foi aprovado em segunda votação, na sessão plenária da última quarta-feira (31.08), e segue agora para sanção do governador.

Conforme justificativa da proposta, o nome da personalidade homenageada foi escolhido de forma democrática, com a realização de uma enquete oficial e transparente, na qual a alternativa “José Monteiro Guimarães" sagrou-se vencedora com 40,54% dos votos (3726 Votos).

José Monteiro Guimarães:

Nascido em 27 de janeiro de 1926. Chegou a Mato Grosso no ano de 1972 com o surgimento da Fazenda Rio Bravo, hoje pertencente ao município de Cocalinho-MT. Antes da mudança com a família, José Monteiro Guimarães, já havia mandado construir uma embarcação para compra de alimentos, combustível e medicamentos para os municípios ao redor. O barco era denominado 'Samurai' e trafegava aproximadamente 200 km pelo Rio das Mortes. Doou cerca de 5 hectares para construção de casas, escola e igreja dando início à Vila da Balsa. Construiu a Escola Municipal, atendendo cerca de 40 alunos. Até o dia de seu falecimento José Monteiro Guimarães com sua esposa e filhos participaram da construção, auxiliados por homens e mulheres de igual coragem.

 

Assessoria do Dep. Dr. Eugênio/Luana Braga Liberdade FM