Agosto Lilás: campanha de combate à violência contra a mulher é realizada em Água Boa

Em alusão ao Agosto Lilás, a equipe da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho da Mulher e o CREAS, realizou uma noite de “conscientização pelo fim da violência contra a mulher”, tendo como palestrantes a Psicóloga Polyana Bohrz Giacomolli e a Promotora de justiça Luane Rodrigues Bonfim, nesta terça-feira (23).

O Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que foi lançada este ano em comemoração aos 16 anos da Lei Maria da Penha.

A promotora Luane começou explicando a história da sobrevivente de violência doméstica Maria da Penha, o que é a violência doméstica de acordo com a Lei Maria da Penha, o ciclo e as formas da violência, além das medidas protetivas e os canais de denúncia. Finalizou reforçando que "o conhecimento ainda é a melhor arma para colocar fim nos casos de violência doméstica", apontando a necessidade de denunciar.

Em sua palestra, a psicóloga Polyana explicou a diferença entre relacionamento abusivo e a violência doméstica, pontuando de forma didática as diversas formas de violência que a mulher pode sofrer, em especial a violência psicológica com jogos de manipulação do companheiro, que fazem a mulher acreditar que não tem valor, que é responsável/culpada, por aquela situação.

A psicóloga ainda apresentou formas de sair de situações de violência, a necessidade de buscar ajuda, de ter uma rede de apoio, denunciar e de se sentir incomodado ao ver casos de violência doméstica. Deixou o seguinte pedido para os ouvintes, "sejam propagadores do conhecimento que estão adquirindo esta noite, porque conhecimento é poder".

O Agosto Lilás diz: "Quem bem te quer não te trata com violência", por isso, se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra a mulher, ligue 190 ou 197 e denuncie.

Liberdade FM - ASCOM