Líder indígena mostra preocupação com aldeias do Xingu e afirma que a balsa não retornará enquanto a pandemia não tiver fim
Patxon afirmou que os índios sobrevivem, basicamente, da caça, pesca e agricultura
As aldeias do Parque Nacional do Xingu estão em isolamento desde o início da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), e, até o momento, não há casos confirmados na aldeia Piaraçu, localizada na zona rural de São José do Xingu.
O líder indígena Patxon demonstrou preocupação com a possibilidade de contágio pela doença. Segundo ele, nas aldeias da região de Peixoto de Azevedo, apenas na terça-feira (14), foram confirmados 4 casos positivos.
Na região de São José do Xingu não há nenhum caso suspeito ou confirmado e, segundo Patxon, os indígenas seguem à risca o isolamento com o fechamento da estrada que dá acesso à aldeia e a interdição da balsa do Xingu, que liga a região Norte Araguaia ao Nortão Mato-grossense.
Liberdade FM / Olhar Alerta
Patxon afirmou que os índios sobrevivem, basicamente, da caça, pesca e agricultura, mas que têm recebido auxílio com cestas básicas dos governos municipais.
Por fim, o líder indígena disse que as atividades da balsa e a passagem só será liberada após o fim da pandemia: “eles não aceitam liberar enquanto essa situação não se normalizar”.