Prefeitura de Água Boa lança o projeto Recicla Verdinho neste Domingo (29)

A Prefeitura Municipal de Água Boa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico juntamente com o Sebrae, Sicredi e Associação de Materiais Recicláveis do Araguaia (ACAMARA) lançaram na manhã deste domingo (29), na “Feira Livre do Produtor Rural”, o projeto “Recicla Verdinho”, do programa “Cidade Empreendedora e Sustentável”, do Sebrae.

O projeto “Recicla Verdinho” possui três pilares fundamentais que visa a “educação ambiental”, “financeira” e “alimentar”.

Nessa primeira etapa, o projeto atende alunos do 4º e 5° anos da Escola Municipal Guarujá. Onde que os estudantes aprendem medidas de educação ambiental, recolhendo materiais recicláveis, como: garrafas pet, latas de alumínio, embalagens Tetra Park, frascos de produtos de limpeza, entre outros materiais recicláveis. A cada 10 unidades de materiais, o aluno adquire um vale crédito, chamado “verdinho”, com valor unitário de R$ 1 (um real). Com esse dinheiro simbólico, os alunos poderão adquirir produtos, como (frutas, legumes, verduras), comercializados pelos agricultores cadastrados no programa “Agricultura Familiar”, na Feira Livre do Produtor Rural, de Água Boa. As coletas dos materiais recicláveis serão realizadas quinzenalmente.

 

Além da educação ambiental, os alunos também assistem palestras sobre “educação financeira”, promovida pela equipe da Agência do Sicredi de Água Boa. Onde que eles aprendem sobre “educação financeira familiar”.

Na escola, os alunos têm aulas sobre “educação alimentar”, onde que aprendem sobre a importância dos alimentos e, como ter uma alimentação saudável, combatendo assim, a obesidade infantil.

O projeto “Recicla Verdinho” envolveu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Água Boa, através do prefeito municipal Dr. Mariano, que fornece apoio estrutural, com as equipes de professores e membros da ACAMARA.

O Sebrae é parceiro na implantação das metodologias e apoio ao projeto.

O Sicredi é patrocinador do projeto, com liberação de uma verba, no valor de R$ 10 mil para o fomento do mesmo. Colaborando na troca da moeda simbólica “Verdinho”, por dinheiro, que é repassado aos feirantes e com realização de palestras sobre “educação financeira” nas escolas municipais.

E a Associação de Materiais Recicláveis do Araguaia (ACAMARA) que também tem papel importante na coleta dos materiais recicláveis.

O projeto “Recicla Verdinho” envolve ao todo a Prefeitura Municipal, a instituição do Sebrae, a Agência local do Sicredi, a Associação Acamara, professores, alunos, agricultores e feirantes da “Agricultura Familiar” do município.  

“O projeto trabalha a educação das nossas crianças, fomenta a agricultura familiar e incentiva o desenvolvimento da Associação Recicláveis do Araguaia. É um projeto muito lindo e que veio pra ficar”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico Rejane Garcia.  

  

Da Redação – Liberdade FM