Prefeitura pede à população que receba os agentes de endemias em suas residências
O trabalho dos agentes é de suma importância para manter nossa cidade livre do Aedes aegypti
A Prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, vem desenvolvendo várias ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor de dengue, Chikungunya e Zika- e reforçando as orientações à população, porém, os números de notificações continuam aumentando. Um dos problemas é que os Agentes de Combate às Endemias (ACE’s), têm encontrado resistência para realizar a visitação em diversas casas e empresas da cidade.
É importante saber que os agentes de endemia, também conhecidos como agentes da Dengue, são vinculados à Secretaria Municipal da Saúde, usam identificação e possuem permissão para realizar essas visitas, com o objetivo de intensificar o controle e prevenção do mosquito.
Por isso, a prefeitura pede que os moradores recebam os agentes em suas casas para realizar o trabalho de orientação e vistorias externas (quintais), identificar possíveis focos e evitar que o problema se agrave ainda mais.
Dados da Coordenação de Vigilância em Saúde, mostram que até o momento Água Boa já soma 1013 casos notificados de Dengue, sendo 411 confirmados e 10 aguardando resultados.
Os moradores também devem ajudar a identificar locais de risco para proliferação do mosquito e monitorar possíveis criadouros semanalmente.
É indispensável manter as casas e quintais sempre limpos, além de verificar se a caixa d'água e as lixeiras estão bem tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, manter as calhas e telhados limpos, recolher tudo que pode acumular água e acondicionar o lixo do quintal, tapar os ralos, limpar a bandeja externa da geladeira, Checar se cisternas, poços ou tambores para água estão tampados.
Para denúncia, orientação ou dúvida, o cidadão pode ligar para a Vigilância Sanitária e Ambiental no número (66) 9 9994-5558.
ASCOM-AB – Liberdade FM