Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (4)

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (4), com previsão de duração de dois meses, até 3 de junho. Com a distribuição de 80 milhões de doses da vacina contra Influenza, o Ministério da Saúde espera imunizar 76.5 milhões de pessoas dos grupos considerados prioritários.

Segundo a pasta, o dia D de mobilização nacional está previsto para 30 de abril e a campanha será dividida em duas etapas: a primeira entre 4 de abril e 2 de maio, e a segunda entre 3 de maio e 3 de junho.

No período inicial, serão vacinados os idosos com 60 anos de idade ou mais e trabalhadores de saúde. Já a segunda etapa inclui os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos. gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

O Ministério da Saúde afirma que a vacinação contra a gripe é uma estratégia “para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19”.

De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, até o dia 19 de março, 4.917 casos de Influenza resultaram em internações em todo o Brasil neste ano.

A vacina contra influenza utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é atualizada anualmente para que a dose seja efetiva na proteção contra as principais cepas do vírus em circulação, como H1N1, H3N2 (incluindo a cepa Darwin, responsável por um surto no final de 2021) e tipo B.

 

CNN-Brasil - Liberdade FM