Taekwondo de Água Boa tem se destacado na conquista de títulos

A Escola Esportiva de Taekwondo de Água Boa, vem se destacando na conquista de títulos através de participações em campeonatos Brasileiros e mundial.

A escola possui atualmente 41 alunos, das mais diversas faixas etárias que treinam em várias categorias.

Ministrada pelo Mestre “Faixa Preta” 4º Dan e Técnico da Seleção Mato-grossense de Taekwondo, Euzébio Sobrinho, popularmente conhecido como “Mestre Lipa”; a escola possui em seus registros a participação de uma ex atleta que se tornou campeã mundial de Taekwondo. Caroline Gomes, conquistou em 2021 o Campeonato Mundial, na Bélgica, na categoria “Peso 62Kg”.

Atualmente a atleta reside e disputa competições pela cidade de São Caetano do Sul (SP).

Além da ex-aluna, o próprio professor, também foi campeão internacional de Taekwondo, no Perú, na cidade de Arequipa, em 2011.

Outro atleta que vem se destacando nos campeonatos é Lucas Vinícius. Disputará o Campeonato Mundial na Bulgária, na cidade de Sófia, pela “Categoria até 55 Kg, Juvenil”. Além dos Campeonatos “Pan Americano” e “Sul Americano”.

 

A escola também tem em seu currículo, 15 campeões brasileiros.

 

Medalhistas

Nos dias 12 e 13 de março, os alunos da Escola de Taekwondo participaram da 1ª Etapa Estadual e Seletiva do Campeonato Brasileiro 2022 de Taekwondo, em Cuiabá. Trouxeram 37 medalhas de ouro e 4 de pratas.

Os medalhistas se consagraram nas categorias Infantil, Cadete, Juvenil, Sub-21, Adulto e Master.

Dessa primeira seletiva, 12 alunos se classificaram para o Campeonato Brasileiro, que será realizado em Brasília, em junho. Os campeões ganharão 20 pontos no Ranking Nacional e os atletas que se classificarem até 4º lugar receberão “bolsa atleta” do Comitê Olímpico Brasileiro; pelo qual o atleta passa receber verba de incentivo do Governo.

 

Novos Campeonatos

Os atletas classificados participarão também do Campeonato “Rio Open”, no Rio de Janeiro e do “Open Centro Oeste”, que será realizado em Campo Grande (MS). Os classificados nesses dois campeonatos, ganharam 10 pontos do Ranking Nacional e vaga para competir na Seletiva da Seleção Brasileira no fim do ano.

Participarão também do Campeonato Brasileiro, que será realizado em Brasília, em junho. Depois da “Copa do Brasil” e por fim do “Grand Slan”, para a Seletiva Nacional da Seleção Brasileira para 2023.

 

Taekwondo

O Taekwondo é um esporte que desenvolve a parte física e mental do indivíduo que pratica, seja ele adulto ou criança. A luta desenvolve a coordenação motora, trabalha a memória, ensina disciplina e valores, bem como noções de hierarquia e respeito.

Em uma competição, o objetivo do Taekwondo é atingir o adversário com chutes e socos. Os pontos são marcados quando atingem os protetores usados pelos participantes. A disputada possui três rounds de dois minutos cada, com intervalo de um minuto de descanso entre os praticantes.

O Taekwondo permite golpear tanto com os pés quanto com as mãos. Chutes podem ser dados apenas acima da cintura e socos, apenas no peito.

É proibido usar os joelhos, empurrar o adversário, segurá-lo e atacá-lo enquanto ele está no chão.

 

Da Redação – Liberdade FM