Ex Prefeito Germano Zandoná destaca os 45 anos de fundação de Agua Boa
Em entrevista na Radio Liberdade, Zandoná lembrou de momentos que marcaram nossa História
Germano Zandoná, é gaúcho da cidade Sarandi RS, e chegou em Água Boa em 1975. Posteriormente foi prefeito em dois mandatos.
Em entrevista ao Programa Coração Sertanejo, sob o comando de Celso Blemer, Germano Zandoná enfatizou alguns momentos que viveu ao longo de sua história em Agua Boa, até chegarmos a esta data, onde Agua Boa comemora 45 anos de fundação (9 de julho de 1975) e sua emancipação política se deu em 26 de dezembro de 1979, portanto, a 41 anos.
Germano lembrou dos primeiros Administradores Pedro Ross em 1981 e Irineu Spenthof em 1984 que desenvolveram um trabalho fantástico, o alicerce para o município iniciar seu desenvolvimento.
Em sua chegada à então vila de Agua Boa, nos idos de 1975, o Pioneiro Germano lembrou inclusive de detalhes, como o hotel da época, o Hotel Líder de propriedade do Sr. Arnildo Lorens (in memória), lembrou ainda de fazendas de alguns pioneiros que já estavam na região, entre eles, Paulo Jacob Thoma (in memória) eles também foram importantes para o começo de nossa História.
Germano destacou o período de trabalho desenvolvido pela Coopercol, Coopercana e Conagro, instituições que na época eram referência para o setor produtivo de Agua Boa e região. Em suas palavras, enalteceu o trabalho de outro Pioneiro, Norberto Schwantes e os Projetos de Colonização desenvolvidos entre 1970 a 1976.
“Chegamos onde estamos hoje, graças a uma união de esforços”. A frase de Germano, cita o trabalho dos Prefeitos que estiveram à frente do executivo de Agua Boa, da Câmara Municipal e principalmente do povo aguaboensse.
Ao abordar o assunto Expovale, o Comunicador Celso Blemer abriu um baú de saudosismo, tanto de Germano Zandoná, como da população de Agua Boa. Germano, lembrou da primeira Festa do Peão de Boiadeiro, realizada em 1991, que a partir de 1992 passaria a se chamar Expovale, um evento tradicional para o município, e de destaque no estado e no cenário nacional.
Um detalhe importante, Germano esteve presente na organização do evento em todas as edições realizadas, acabou se tornando um ícone para o sucesso de todos os anos, isso graças ao seu empenho e principalmente conhecimento.
No meio político, Germano Zandoná é conhecido de forma ampla, por suas ações e estilo muito próprio de agir. Sempre pautou por soluções viáveis, por diálogos que colocassem Agua Boa como objetivo principal, e isso acabou se tornando uma referência e liderança, tanto que recentemente, ele acabou sendo condecorado com um Título de Cidadão Mato-grossesse.
Germano concluiu sua entrevista, afirmando que Agua Boa ainda tem muito a oferecer, crescerá muito mais e será uma referência ainda maior no cenário Nacional.
“Deus sempre olhou com carinho para Agua Boa e sempre abençoou nosso povo”. Cocluiu.
Liberdade FM - Redação