Entra em vigor Lei de autoria do deputado Dr. Eugênio para combater a evasão escolar
Uma vez identificados os estudantes em dificuldades, os núcleos denominados como Células Motivadoras deverão desenvolver ações de apoio e “resgate” desse aluno.
Motivar e conscientizar os estudantes, professores, comunidade escolar como um todo, em relação ao papel e a função da escola na sociedade. Esse é o objetivo da Lei nº 11.620/21, de autoria do deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva (PSB), que consiste na organização de núcleos de apoio e monitoramento dos alunos em risco de abandono ou evasão escolar.
“Uma vez identificados os estudantes em dificuldades, os núcleos denominados como Células Motivadoras promoverá rodas de conversas sobre temas relacionados à realidade de cada um e buscar formas de reintegrá-loao ambiente escolar. Não podemos negar que os últimos dois anos foram muito difíceis para grande parte dos estudantes devido as adaptações geradas pela pandemia e essa nova lei é justamente um mecanismo de apoio a todos que necessitam”, detalhou Dr. Eugênio.
A nova lei do parlamentar estabelece ainda que mais ações de caráter educativo deverão ser desenvolvidas em parceria com a comunidade escolar, sociedade civil organizada e instituições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da criação de grupos voluntários de monitoramento e apoio de alunos em risco de abandono.
Dr. Eugênio destaca que os últimos dois anos foram muito desafiadores para o sistema de educação, que precisou se reinventar em virtude da pandemia (Covid-19), com impactos diretos no aprendizado de parcela dos estudantes. Diante desse cenário, é fato que grande parcela dos alunos teve dificuldade para se conectar com as aulas remotas do sistema online, seja pela qualidade da conexão ou até por falta de equipamentos tecnológicos.
“Buscamos com a efetivação da Lei que cria o Programa Estadual Células Motivadoras combater a evasão escolar e motivar cada vez mais nossos estudantes para que, juntos, possamos contribuir para formação de cidadãos de bem”, complementou Dr. Eugênio, que já está em articulação junto a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) para que o programa seja implementado o mais breve possível na rede pública de ensino.
Liberdade FM - Assessoria