Proposta do Governo de MT para ligar Araguaia-Xingu, cria rota passando por Querência
O traçado original da BR-158, que passa por dentro da Terra Indígena Marãiwatsédé, não recebeu as licenças ambientas para ser pavimentada.
O Governo de Mato Grosso tem procurado alternativas de rodovias que deem acesso à região do Norte Araguaia/Xingu. A proposta, mais recente, é construir uma rodovia ligando o Norte Araguaia/Xingu até as cidades de Querência e Canarana, passando por rodovias estaduais e federais.
O traçado original da BR-158, que passa por dentro da Terra Indígena Marãiwatsédé, não recebeu as licenças ambientas para ser pavimentada. Um traçado alternativo, que passa pelas cidades de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, foi projetado pelo Governo Federal, mas devido à complexidade da topografia, não há orçamento no momento para tirar a obra do papel.
Com esses desafios, o Governo do Estado pensou em uma alternativa, conforme anúncio do vice-governador Otaviano Pivetta quando esteve na região no mês de fevereiro, asfaltando a MT-322 entre a BR-158 e Espigão do Leste, seguindo pela MT-109 até Canabrava do Norte, retornando em seguida à BR-158, já próximo de Porto Alegre do Norte. Porém, novamente questões ambientais tendem a atrasar as licenças para permitir a pavimentação da MT-322.
Diante da atual realidade, o Governo do Estado, em conversa com prefeitos da região, entre eles Fernando Gorgen de Querência, criou uma outra rota alternativa. Por esse traçado, seriam asfaltados 170 km da MT-109, de Querência a Espigão do Leste, seguindo pela mesma rodovia até Canabrava do Norte e a BR-158, sendo que este último trecho o Governo do Estado já deu ordem de serviço e vai pavimentar ainda este ano.
Nessa rota passando por Querência, a população do Norte Araguaia/Xingu, terá acesso à região de Barra do Garças, via asfalto, pela MT-109 até Querência, seguindo pela BR-242 até a BR-158. Também terá acesso à região de Primavera do Leste e Cuiabá, a partir de Querência, passando pelas MTs-109 e 110 até Canarana (futuro traçado da BR-242), sendo que 58 km da MT-110 serão asfaltados em 2022. A partir de Canarana, a rota passa pela MT-020, com pavimentação em fase final.
A reportagem do OPioneiro esteve em Querência, onde entrevistou o prefeito Fernando Gorgen, que falou dessa rota alternativa para a região. Conforme Gorgen, o projeto dos 170 km entre a cidade e Espigão do Leste ficará pronto em 90 dias. Ele acredita que as obras iniciem já no segundo semestre de 2021.
“O Marcelo de Oliveira [secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso] procurou uma alternativa, a MT-109, que chega ao município de Querência. Lógico que nós ficamos muito satisfeitos com a ideia, uma estrada fácil, sem nenhum problema indígena, sem nenhum morro, sem nenhum brejo, que precisa de apenas uma ponte sobre o rio Suia”, disse Fernando.
O governador Mauro Mendes assinou no dia 18 de fevereiro as ordens de serviço para o início de obras de pavimentação em uma extensão de 775 quilômetros e a construção de 40 pontes de concreto em todas as regiões de Mato Grosso. Além disso, O Governo do Estado anunciou a produção de projetos para mais mil km de asfalto.
Na oportunidade o secretário Marcelo de Oliveira anunciou que, além do traçado alternativo pela MT-109, o Governo de Mato Grosso também irá continuar trabalhando para asfaltar o traçado da BR-158 por Bom Jesus do Araguaia e Serra Nova Dourada. “Foi assumido o projeto de nós fazermos por Querência a pavimentação da MT-109 e, assim, dando adeus à 158 [pela Marãiwatsédé] e ao desvio da BR-158 [MT-322]. Estamos fazendo um projeto para atender Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia… No seu governo [Mauro Mendes], se Deus quiser, vamos deixar aquela região do Araguaia totalmente resolvida”.
Para o prefeito Fernando Gorgen, o Governo de Mato Grosso está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo. “O governador Mauro Mendes está de parabéns, com Otaviano Pivetta ajudando. E o governador fez a coisa certa, ele deu o remédio amargo no início do seu mandato. É fácil você falar de problemas, o difícil é ter coragem e atitude para tomar as decisões certas. E agora vem essa boa notícia, parceria com os prefeitos e produtores, lançando mais de um bilhão de reais em asfalto, pontes, retornando o imposto de onde ele surge, pro campo, pro interior”, disse.
Para se ter uma ideia do benefício para a região do Norte Araguaia Xingu, do traçado passando por Espigão do Leste, Querência e Canarana rumo à Cuiabá, hoje um morador de Confresa roda quase 1.200 km para chegar em Cuiabá, passando pelas BRs 158 e 070, tendo que transitar por mais de 120 km de estrada de chão, mas pelo traçado alternativo, MTs 109, 110 e 020, serão menos de 1.100 km, totalmente asfaltados.
Fonte: O Pioneiro