Água Boa se destaca no uso de telediagnósticos e avança na Saúde Digital em Mato Grosso

O município de Água Boa vem se destacando no cenário estadual da saúde pública ao conquistar a 3ª colocação entre todos os municípios de Mato Grosso que mais utilizaram os serviços de telediagnósticos em 2025, que faz parte do programa de Saúde Digital, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O resultado reforça o compromisso da gestão municipal com a modernização dos serviços de saúde e a ampliação do acesso da população a exames e diagnósticos especializados, de forma ágil, segura e eficiente.

De acordo com o Gestor em Saúde Digital e Educação Permanente, Luiz Fernando Lima, os avanços são significativos.

“Com os telediagnósticos conseguimos reduzir filas, dar mais agilidade à realização de exames e oferecer ao paciente um diagnóstico seguro, o que contribui diretamente para um tratamento mais eficaz”, destacou.

Na prática, o programa permite que o paciente do SUS realize exames especializados sem a necessidade de se deslocar por centenas de quilômetros, garantindo mais comodidade, conforto e rapidez no atendimento. Além disso, a iniciativa representa uma importante economia para os cofres públicos, já que reduz gastos com transporte e logística de pacientes, possibilitando que esses recursos sejam investidos em outros serviços da área da saúde.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), somente nos anos de 2023 e 2024, os atendimentos digitais proporcionaram uma economia aproximada de R$ 23 milhões, principalmente com a redução do transporte de pacientes.

O desempenho de Água Boa evidencia a eficiência do programa de Saúde Digital e reafirma o compromisso do município em oferecer uma saúde pública cada vez mais moderna, acessível e humanizada à população.

Liberdade FM - ASCOM