Programa Vigia Mais MT alcança adesão em 90% dos municípios de Mato Grosso

O Programa Vigia Mais MT, iniciativa do Governo do Estado para reforçar a segurança pública por meio da instalação de câmeras de videomonitoramento, já conta com a adesão da maioria dos municípios mato-grossenses. Dos 142 municípios, 128 já aderiram, 3 estão em processo de adesão e apenas 11 não aderiram ao projeto.
Entre os que aderiram, 71 municípios concluíram 100% da instalação, garantindo a cobertura integral do sistema de monitoramento. Entre eles estão cidades como Água Boa, Barra do Garças, Cáceres, Sinop, Nova Mutum, Querência e Nova Xavantina.
Outros 39 municípios aderiram, mas ainda não concluíram a implantação das câmeras. Nesse grupo, alguns apresentam avanços significativos, como Sorriso (97,39%), Alto Taquari (96,97%), Ribeirão Cascalheira (96,67%) e Mirassol D’Oeste (95,52%). Já outros seguem em ritmo mais lento, como Colíder (6,32%), Canarana (35,06%) e Vila Rica (41,33%).
Além disso, 20 municípios aderiram, mas ainda não iniciaram a instalação dos equipamentos, entre eles Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Peixoto de Azevedo, Rosário Oeste e Sapezal.
No momento, três cidades estão em processo de adesão: Apiacás, Porto Estrela e Jaciara.
Já os 11 municípios que não aderiram ao programa são: Boa Esperança do Norte, Cotriguaçu, Denise, Nossa Senhora do Livramento, Paranaíta, Planalto da Serra, Pontes e Lacerda, Poxoréu, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leverger e Tangará da Serra.
O levantamento mostra que o Vigia Mais MT já alcançou cerca de 90% de cobertura em Mato Grosso, ampliando a capacidade de vigilância e prevenindo crimes em diversas regiões do estado.
/ SSPMT