Governo Lula condena “ameaça do uso da força” após declaração da Casa Branca

O governo brasileiro manifestou nesta terça-feira (9) repúdio à declaração da Casa Branca sobre a possibilidade de uso de poder econômico e militar dos Estados Unidos em relação ao Brasil. A reação ocorre após a porta-voz americana, Karoline Leavitt, comentar sobre a suposta condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) e possíveis ataques à liberdade no país.
Em coletiva, Leavitt afirmou que a defesa da liberdade de expressão é prioridade para o governo norte-americano. Segundo ela, o presidente Donald Trump “não tem medo de usar o poder econômico e o poder militar dos EUA para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”.
A porta-voz destacou ainda que, por enquanto, “não há ações adicionais” previstas, mas que os EUA já tomaram medidas significativas em relação ao Brasil, incluindo sanções e tarifas, para garantir que países não punam seus cidadãos.
Leavitt reforçou a importância da liberdade de expressão, dizendo que é “possivelmente a questão mais importante do nosso tempo”, e que o presidente americano acredita fortemente na proteção desse direito consagrado na Constituição dos EUA.
BBC News / Liberdade FM