Água Boa conquista 1º lugar no Prêmio Estadual Cidades Inovadoras da Seciteci

Água Boa foi destaque na 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), do Governo de Mato Grosso em parceria com o Parque Tecnológico Mato Grosso e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). A cidade conquistou o 1º lugar na categoria C, destinada a municípios com população entre 25.001 e 50.000 habitantes.

O anúncio dos 12 municípios vencedores foi feito na segunda-feira (8), durante cerimônia realizada no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá. A iniciativa reconhece cidades que investem em projetos inovadores com soluções sustentáveis e impacto social.

O prefeito de Água Boa, Dr. Mariano, celebrou a vitória:
“Notícia maravilhosa para nossa Água Boa que ficou com o prêmio de primeiro lugar. Ficamos muito felizes por esse reconhecimento oferecido pela Seciteci. Competimos com diversas cidades de Mato Grosso de 25.001 a 50.000 habitantes e ficamos em primeiro lugar. Isso é graças ao trabalho que nossa Secretaria de Desenvolvimento está desenvolvendo.”

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Turismo e Inovação, Leonardo Leite, a premiação reflete a visão inovadora da gestão municipal. “Quero parabenizar o prefeito Dr. Mariano pela visão, por estar sempre querendo inovar, e também o trabalho da Sala do Empreendedor, sob a liderança do Marcelo. É isso aí, quem não inova fica para trás.”

O Secretário Adjunto de Inovação, Marcelo Valadares, falou sobre o projeto que garantiu o prêmio: “É com muito entusiasmo que recebemos esse prêmio com nosso projeto HUB de Inovação. É uma responsabilidade grande para nós, que junto com o setor acadêmico, empresarial e a comunidade em geral, possamos fazer de Água Boa um polo regional de soluções tecnológicas e inovação.”

A premiação da Seciteci também oferece aos vencedores uma Bolsa de Transferência de Tecnologia (BTT) nível 03, que possibilitará a inserção de um pesquisador consultor técnico por até 12 meses para auxiliar no desenvolvimento dos projetos premiados. Além disso, os municípios contemplados ganharão imersões em eventos nacionais e internacionais de referência em inovação, como o Smart City Week, em Curitiba e Barcelona.

Segundo Allan Kardec, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mato Grosso é pioneiro no país ao premiar iniciativas municipais voltadas à inovação, incentivando cidades a melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos com soluções inteligentes.

De acordo com a Seciteci, nesta edição, o prêmio recebeu 47 inscrições, 35 foram validadas e 16 municípios chegaram à etapa final após passarem por triagem documental, avaliação técnica e entrevistas de validação. Os projetos foram analisados por uma banca de juízes formada por representantes do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) e pela equipe do Parque Tecnológico, que definiram os finalistas de acordo com a categoria inscrita. 

Com esta premiação, Água Boa se consolida como uma cidade comprometida com o desenvolvimento sustentável, tecnológico e inovador no estado, abrindo caminho para se tornar um polo regional de inovação.

Ascom / Liberdade FM