Agua Boa - Equipe do PROERD e setor da educação confirmam a continuidade do programa em 2021
Nesta quinta feira (4), a equipe do PROERD do 13° Comando Regional, esteve na Secretaria Municipal de educação, o objetivo do encontro foi apresentar os currículos do Programas para a Secretária Municipal de Educação Nubia Foschiera, bem como, planejando o início das atividades do PROERD em sala de aula.
Durante o encontro a secretária de educação se colocou a disposição para apoiar a realização do Programa em todas as escolas do município, que tenham as turmas dos 3° , 5° e 7° anos.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família.
Tem por objetivo dotar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. Secundariamente se propõe:
-
Emponderar jovens estudantes com ferramentas que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção e suas habilidade de resistência.
-
Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.
-
Permitir aos estudantes exergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.
-
Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e o público infanto-juvenil.
-
Replicar informações e Políticas Públicas relacionadas à prevenção de drogas e violência.
-
Abrir um diálogo pernamente entre a "Escola, a Polícia Militar e a Família", para discutir questões correlatas ao eixo drogas.
É aplicado por policiais militares voluntários, devidamente qualificados para a atividade. Suas aulas ensinam, de forma cativante, descontraida e lúdica, maneiras de resistir às diferentes pressões para o consumo de drogas. Tem se mostrado eficiente para a reflexão, discussão e prática de valores morais, éticos e sociais voltados à prevenção desse fenômeno.
-
"Humaniza" a ação policial militar, momento em que os jovens se referem aos Aplicadores da Lei de forma pessoal.
-
Permite aos estudantes exergarem os policiais como servidores, não apenas como Aplicadores da Lei.
-
Estabelece uma linha de comunicação entre os Aplicadores da Lei e a Juventude.
-
Os policiais servem como vetores de informações qualificadas e de políticas públicas de prevenção ao consumo de drogas.
-
O Proerd abre um diálogo permanente entre a Escola, a Polícia e a Família, para discussão do fenômeno "drogas".
Fonte: Assessoria PMMT