Presidente do Sindicato Rural de Agua Boa se manifesta sobre o Zoneamento Socioeconômico Ecológico no Liberdade News

O Presidente demonstrou preocupação sobre o assunto

Na manhã desta quinta feira (4) o Presidente do Sindicato Rural de Agua Boa Geraldo Delai demonstrou sua preocupação sobre a questão do Zoneamento Socioeconômico Ecológico que está em discussão. 

O assunto esta sendo pauta de reuniões e discuções com prefeitos entidades e representantes da região e a população

O objetivo em sí, é que através do Zoneamento, passe a se criar duas unidades de conservação que juntas alcançariam um milhão de hectares, retirados de propriedades produtivas em áreas consideradas úmidas. Mas não é somente isso: engessar para o processo produtivo tecnificado mais de quatro milhões de hectares, sobre os quais seria pecado mortal tanto o cultivo mecanizado quando o simples pensamento sobre essa possibilidade, restando à área o consolo da agricultura familiar de fundo de quintal.

Quem responde pelo ZSEE? O governo do democrata Mauro Mendes, nesse caso representado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

O que está em curso na prática? O arcabouço jurídico com fundamentação técnica ou científica já teria ocorrido por meio de equipes do governo estadual. Para o golpe final é preciso que se conclua uma consulta pública virtual iniciada em 18 deste mês e que se encerrará em 16 de fevereiro pelo mesmo método remoto.

Como isso começou? No começo dos anos 2000, pressionado por organismos internacionais e países, o Brasil partiu para ZSEE nos estados e o fez bem rapidamente. Mato Grosso concluiu o seu em 2008 com a devida chancela da Assembleia Legislativa amiga do Palácio Paiaguás, em 2011.

Lembrando que a consulta popular sobre o assunto que está em tramitação se encerra no próximo dia 16 de fevereiro, é importante que a população se manifeste.

 

Liberdade.com