Legislativo municipal prestigia lançamento do Almanaque "Desbravando o Sertão, Conquistando o Brasil"

Na manhã desta quinta-feira (27/02), o Legislativo municipal esteve presente no lançamento do Almanaque "Desbravando o Sertão, Conquistando o Brasil", realizado no salão de eventos da Escola Estadual Militar Tiradentes, com a participação de professores e alunos. Representando a Câmara Municipal, a presidente Rejane Garcia e o vereador Adelar Fusinato "Bibelô", destacaram o compromisso do Legislativo com a valorização da história nacional e regional.

Na oportunidade, a presidente Rejane Garcia destacou a importância do almanaque para a preservação da memória histórica do Vale do Araguaia. "Este trabalho é um resgate fundamental da nossa memória e um presente para as futuras gerações. É essencial que valorizemos nossa história e aqueles que se dedicam a preservá-la", afirmou.

O vereador Adelar Fusinato, o 'Bibelô', lembrou como eram Aragarças–GO e Nova Xavantina–MT no passado, cidades que marcaram o início dessa expedição, e destacou a importância de resgatar essa memória para compreendermos o nosso desenvolvimento e valorizarmos nossas raízes.

A pesquisa, coordenada pelo professor de História Luiz Gabriel de Souza Nogueira, contou com a participação das alunas Lara Beatriz Souza Vieira, Rafaella Vitória Alves dos Santos e Thaynara Lopes Tomé, estudantes da Escola Estadual Militar Tiradentes 3º Sgt. PM Justino Pinheiro dos Santos, da cidade de Água Boa. O documento, que apresenta informações e análises históricas e sociológicas sobre o Vale do Araguaia, aborda a trajetória da Expedição Roncador-Xingu e da Fundação Brasil Central entre os anos de 1943 e 1967. Além disso, o almanaque explora diversos recursos, como museus virtuais, arquivos históricos, ONGs e exposições, que servem como ricas fontes de informação e ferramentas pedagógicas.

Para tornar o aprendizado mais envolvente, a publicação inclui uma seção de curiosidades com fatos interessantes e anedotas históricas. Também apresenta uma Linha do Tempo ilustrada, destacando os principais acontecimentos analisados. O material ainda explora o uso da Inteligência Artificial para colorizar fotografias históricas originalmente em preto e branco, incluindo imagens da Expedição Roncador-Xingu e da Fundação Brasil Central entre 1930 e 1960.

Durante a cerimônia, o professor Luiz Gabriel, supervisor do projeto, apresentou detalhes do e-book e convidou a população a fazer o download da obra para conhecer mais sobre essa importante parte da história regional. Para ter acesso, basta preencher um formulário online Clicando aqui.

A pesquisa foi apoiada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), por meio do edital Pesquisa e Inovação na Escola (PIE) 2023. O objetivo é que o almanaque não apenas sirva como fonte de conhecimento histórico, mas também inspire novas pesquisas e iniciativas educacionais voltadas à preservação da memória.

Link de acesso para mais fotos do evento

Fonte: Ascom

Redação: Liberdade FM