IBAMA emite licença ambiental para a instalação da Ferrovia FICO

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) concedeu à Vale S.A. a Licença de Instalação nº 1364/2020 - 2ª Retificação para a execução das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 31 de janeiro de 2025, na Seção 3, página 350.

A licença, recebida no dia 08 de janeiro de 2025, autoriza a continuidade das obras do trecho que liga Mara Rosa, em Goiás, a Água Boa, no Mato Grosso, abrangendo uma extensão total de 365 quilômetros. O documento possui validade até 29 de setembro de 2026.

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (EF-354) é um dos principais projetos de infraestrutura ferroviária do país, tendo como objetivo fortalecer a logística de escoamento da produção agropecuária e mineral da região Centro-Oeste, promovendo ganhos significativos em competitividade e desenvolvimento econômico para os estados envolvidos.

Adriano Vilela, Gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Vale S.A., destacou a importância do licenciamento para a continuidade do empreendimento e reafirmou o compromisso da empresa com as diretrizes ambientais estabelecidas pelos órgãos reguladores.

Com a emissão da Licença de Instalação, os próximos passos incluem a intensificação das atividades de implantação da ferrovia, que será fundamental para a melhoria da infraestrutura de transportes no Brasil, reduzindo custos logísticos e fomentando o desenvolvimento regional.

AVISO DE LICENÇA

Redação: Liberdade FM