Professor é acusado de usar Diploma Falso para dar aulas na Unemat Nova Xavantina
Na última quarta-feira, 30 de outubro, alunos de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Nova Xavantina, foram informados que o professor Antonio Balbino Neto, responsável pela disciplina de Ética Profissional, estaria lecionando de maneira irregular, utilizando um diploma de Direito falsificado para conseguir a vaga. A informação foi comunicada aos alunos em uma reunião online realizada pelo coordenador do curso, Professor Dr. Roberto Mesquita.
Segundo relatos, Antônio Balbino Neto também lecionou a disciplina de Filosofia do Direito durante a pandemia, mas ambas as matérias não poderão ser validadas. Como consequência, a colação de grau dos alunos, inicialmente marcada para 6 de fevereiro de 2025, deverá ser adiada para março, prejudicando formandos que agora terão que cursar novamente as disciplinas afetadas.
Além das aulas, o suspeito estava orientando o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma aluna e integrava bancas de avaliação.
O portal de noticias alo Xavantina falou com o reitor do Campus da Unemat NX, Vandoir Holtz sobre o assunto que respondeu o seguinte:“Chegou até nós uma informação de que está pessoa estaria utilizando documentos falsificados para estar trabalhando como professor, iniciamos administrativamente alguns levantamentos verificando a situação através da reitoria da Unemat para tomar as providencias junto ao setor jurídico da instituição.
Temos já a confirmação que alguns documentos utilizados pelo professor são falsificados e com relação aos cursos ministrados por ele á assessoria jurídica está vendo como será tratado esta situação, o professor foi afastado preventivamente das funções docentes, o que temos de concreto até o presente momento é que ele apresentou documentos falsificados durante o processo seletivo.”
Após a denúncia, surgiram novas informações sobre o histórico do professor, sugerindo que ele possa ser reincidente em crimes de falsificação de documentos para ocupar cargos em instituições de ensino.
Existe uma decisão judicial em 2018 condenando o professor citado nesta reportagem Antônio Balbino Neto por ter apresentado diploma falso de Professor de Artes em outra instituição.
Água Boa
Os acadêmicos do curso de Direito de Água Boa também tiveram aulas com o referido professor.
A coordenação informou aos acadêmicos que o Departamento Jurídico da UNEMAT está acompanhando o caso.
Ainda não se sabe se as disciplinas serão reofertadas ou quais providências serão tomadas frente ao caso.
A Rádio Liberdade FM está atenta à elucidação do fato.
Fonte: Alô NX/ Liberdade FM