Com recorde de calor, candidatos realizam Enem dos Concursos em faculdade sem ar-condicionado em Cuiabá

Mais de 50 mil candidatos se inscreveram para o exame em Mato Grosso, com 24,8 mil pessoas realizando a prova em Cuiabá.

Diversos candidatos ao ‘Enem dos Concursos’ relataram mal-estar durante a prova realizada neste domingo (18), devido à falta de ar-condicionado nas salas de uma faculdade, em Cuiabá, após a cidade quebrar recorde e registrar 41,8°C, a temperatura mais quente do Brasil. Segundo o Concurso Público Nacional Unificado (CNU), mais de 50 mil candidatos se inscreveram para o exame em Mato Grosso, com 24,8 mil pessoas realizando a prova em Cuiabá.

g1 entrou em contato com a comunicação do Ministério da Gestão que é organizador do concurso, também com a Fundação Cesgranrio que aplicou a prova e a assessoria da faculdade, mas não obteve retorno de nenhuma das partes até a publicação desta reportagem.

Ao g1, o professor Adilson Frizon relatou que o dia estava extremamente quente e que na sala da aplicação do exame, a temperatura ultrapassa 40°C. Ele contou que a climatização na faculdade era inadequada, com apenas um ar-condicionado funcionando.

"A climatização da sala estava precária. Um dos dois ar-condicionados disponíveis estava funcionando mal, e o calor era intenso e insuportável. Muitos candidatos estavam reclamando e pedimos ajuda aos fiscais. Eles chamaram o coordenador, mas nada foi resolvido. A situação piorou à tarde, e, conforme o tempo passava, o calor só aumentava”, contou.

O professor Adilson Frizon expressou descontentamento com as condições enfrentadas durante a prova. Ele destacou que a qualidade do ambiente teve um impacto negativo significativo na concentração e no desempenho dos candidatos.

"Senti que fui lesado. A qualidade do ambiente afeta diretamente a capacidade de concentração e desempenho durante a prova. É desanimador competir em condições tão desiguais", afirmou Frizon.

Enem dos Concursos

Mais de 50 mil pessoas se inscreveram para realizar a prova do 'Enem dos Concursos' neste domingo (18) em oito municípios de Mato Grosso (veja lista abaixo). Pela primeira vez, um concurso público unifica a seleção para 21 órgãos federais. São mais de 6 mil vagas disputadas em todo o Brasil.

As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) foram aplicadas em dois turnos:

  • Pela manhã, os portões abriram às 6h30 e fecharam às 7h30 [horário de Mato Grosso]. A prova foi aplicada às 8h e teve duração de 2h30. Houve um intervalo, para os candidatos conseguirem almoçar.
  • À tarde, os portões reabriram às 12h e fecharam às 13h. A prova foi aplicada às 13h30 e teve duração de 3h30.

Operação para a prova

Cerca de 400 policiais militares foram convocados para a ‘Operação Concurso Unificado’, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), neste domingo. O efetivo atua na segurança dos candidatos nos locais de prova, na escolta dos exames e nos prédios onde estão sendo guardados os cadernos de questões.

Na capital, a prefeitura reforçou a frota de ônibus, com 15 veículos extras. De acordo com a Semob, os veículos serão disponibilizados em locais estratégicos, como terminais do CPA I, II e III, Pedra 90, Osmar Cabral e outros. Confira as linhas que serão ampliadas: 605, 711, 517, 311, 300 e 308.

Fonte:G1/Liberdade FM