Governo apura ataque hacker a sistema de ministério
O governo federal apura um ataque hacker ao SEI, o sistema de processos administrativos da União. A parte afetada do sistema é utilizada pelo Ministério da Gestão, outras oito pastas e dois órgãos federais. O incidente de segurança cibernética foi identificado na segunda-feira (22), segundo a coluna apurou com pessoas ligadas ao ministério. Em nota, o Ministério da Gestão informou que "o incidente se restringiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional".
A Polícia Federal (PF) e Agência Brasileira de Investigação (Abin) foram acionadas para investigar o incidente.
O sistema é usado para o andamento dos processos administrativos de nove ministérios e mais dois órgãos. São eles: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ministério da Fazenda, Ministério dos Povos Indígenas, Ministério do Planejamento e Orçamento, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Ministério da Previdência Social, Ministério da Igualdade Racial e Ministério das Mulheres, além da Casa da Moeda e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras.
De acordo com o MGI, o sistema está indisponível e não foi identificada, até o momento, perda de dados ou informações.
"Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR. As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível", disse o ministério, em nota.
LIBERDADE FM/ASSESSORIA