Servidores do INSS decidem se encerram greve nesta quarta-feira

Está marcada para quarta-feira (23) uma nova assembleia para que os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidam se aceitam ou não a proposta enviada pelo governo. A greve, por tempo indeterminado, começou na última terça-feira (16) e é motivada por reivindicações como reestruturação de carreira e condições de trabalho.

Conforme informações do Ministério de Gestão e Inovação em serviços Públicos (MGI), o governo ofereceu, durante a quarta reunião realizada com a categoria, um aumento acumulado de até 28,7%, em quatro anos (2023-2026).

Na reunião, o governo também se comprometeu com a implementação do Comitê Gestor de Carreiras, previsto em lei. A proposta também prevê a valorização do vencimento básico, reduzindo a diferença com a Gratificação de Desempenho de Atividades do Seguro Social (GDASS), e a criação de gratificação de atividade em substituição à Gratificação de Atividade Executiva (GAE).

A Confederação dos Trabalhadores Servidores Público Federal (Condsef) e o Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social (Sinss-BR) informam que estão avaliando a proposta. Enquanto não há um acordo, o INSS orienta os segurados a usarem os mais de 100 serviços oferecidos pelo site, pelo aplicativo de celular ou pela central telefônica 135.

O INSS também recomenda o uso do Atestmed para avaliação remota em casos de auxílio-doença.

LIBERDADE FMBANDNEWS