Poder Judiciário doa 118 computadores à Secretaria Estadual de Segurança Pública

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT), fez a doação de 118 computadores à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SESP-MT) na tarde desta segunda-feira (15 de julho), possibilitando o fomento da Educação em unidades dos Sistemas Socioeducativo e Prisional. O Termo de Doação de Bens Inservíveis (antieconômicos) foi assinado pelo supervisor do GMF, desembargador Orlando de Almeida Perri, e o secretário-adjunto de Segurança Pública Estadual, em exercício, Heverton Mourett de Oliveira, em solenidade no auditório Gervásio Leite, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Para o desembargador Orlando Perri, a doação propicia ferramentas de reinserção social de adolescentes infratores internados no Sistema Socioeducativo, que receberá 40 dos equipamentos, além de contribuir com as pessoas privadas de liberdade do Sistema Prisional, que não têm como frequentar escola externa.

“A doação dos computadores tem a finalidade de levar instrução e Educação para os nossos recuperandos e nossos menores infratores. No Sistema Prisional temos constatado, nas visitas quase mensais que fazemos, que a imensa maioria não tem escolaridade alguma. (...) A maneira que nós vemos de levar a Educação, inclusive cursos profissionalizantes, é através do sistema EAD (Educação a Distância). Daí a necessidade de provermos os computadores”, explicou o desembargador.

De acordo com o magistrado, o Poder Judiciário já fez a doação de mais de 300 computadores para o Sistema Prisional e Socioeducativo, além de outras instituições estaduais.  

O secretário da Segurança Pública em exercício, Heverton Mourett, afirmou que os computadores vão alcançar os jovens infratores, que estão sob a tutela do Estado, e instrumentalizar as oficinas para que tenham a oportunidade de terem contato com o mundo digital e plataformas típicas da área do ensino.

“Antes de tudo esta iniciativa revela o cuidado no processo de participar do zelo desses jovens infratores e até do processo educacional. O propósito ao final de tudo isso é fazer com que eles tenham uma janela de oportunidades. Quer queira ou não, qualquer vaga ocupacional de alguma forma tem uma interface com o mundo digital. Aqui é o Poder Judiciário e o Poder Executivo reunindo esforços para permitir que esse jovem infrator tenha contato com esse mundo e quem sabe ele possa ter essa janela de oportunidade para transformar a própria vida”, concluiu o secretário.

A secretária-adjunta de Justiça de Mato Grosso, Lenice Barbosa, disse que os equipamentos serão usados para implementar mini-laboratórios dentro de cada uma das seis unidades socioeducativas existentes no Estado, uma das quais atende o público feminino. Atualmente,  168 adolescentes estão internados no Sistema Socioeducativo de Mato Grosso.

Participaram da solenidade também o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves; a coordenadora do Sistema Público Penal e Socioeducativo do GMF, juíza da 2ª Vara da Infância e Adolescente, Leilamar Aparecida Rodrigues; o responsável pelo Eixo Educação do GMF, juiz auxiliar do GMF Bruno D’Almeida Marque; a juíza de Direito Célia Regina Vidotti, além de servidores e servidoras dos Sistemas Prisional e Socioeducativo e do Tribunal de Justiça e GMF.

  

#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: a imagem panorâmica mostra o desembargador Orlando Perri inclinado sob uma mesa pequena, assinando o documento. Ele é um homem de pele clara, cabelos curtos e grisalhos, vestido com calça jeans de cor azul clara, camisa social azul-claro e blazer azul-marinho. À sua direita está o secretário em exercício, Heverton Mourett, em pé, olhando para o desembargador e sorrindo. Ele é um homem de pele clara, cabelos e barba grisalhos, segura um óculos de grau com as duas mãos. Ele veste calça jeans azul-escuro, camisa azul-marinho e blazer preto. Atrás deles estão cinco outras autoridades presentes na solenidade. Todos em pé, olhando para o desembargador. Foto 2: a imagem mostra monitores e CPUs de cor preta, envoltos em plástico, empilhadas sob uma mesa de madeira e no chão. 

LIBERDADEFM/TJMT