Inverno com possíveis ondas de calor e geadas no Centro-Oeste; veja previsão da Climatempo
O inverno deste ano, que tem início na próxima quinta-feira (20), será muito seco em todas as áreas do Centro-Oeste. Julho e agosto tendem a ter pouquíssima chuva, com volumes mais reduzidos nos locais onde as médias costumam ser um pouco mais elevadas, de acordo com a Climatempo.
Temporais podem ocorrer especialmente no centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul durante a passagem de frentes frias. Mas a meteorologia já avisa que serão poucos eventos desse tipo, predominando as condições de tempo muito seco.
Setembro deverá ter algumas pancadas esparsas de chuva no norte de Mato Grosso e de Goiás, mas de forma muito irregular e pouco frequente.
Temperatura no inverno
Neste inverno, as temperaturas ficam acima da média em todas as áreas do Centro-Oeste, sobretudo no sul de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, onde alguns períodos de temperaturas muito acima da média podem ocorrer.
Em algumas áreas de Goiás e do Distrito Federal, as noites serão frias, com tardes moderadamente quentes. De modo geral, as temperaturas ficarão um pouco acima da média.
Geada e de onda de calor
O ar frio chega com menos frequência em julho e com maior periodicidade em agosto e em setembro. Isso deve ocorrer principalmente no sudoeste de Mato Grosso do Sul, onde há risco de frio intenso e geadas.
Mesmo com mais dias frios do que em 2023, os períodos mais quentes do que o normal predominam no inverno da região. A Climatempo alerta que o calor intenso será sentido já em agosto em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ondas de calor serão muito prováveis em setembro.
Liberdade FM/CanalRural