Asfalto precário gera prejuízos, custos altos e risco de morte na MT-326
Buracos, aumento de custos na manutenção da frota de caminhões, frete até 18% mais caro, descontos significativos nas cargas vivas por lesões, queda no rendimento de carcaças e até perdas de animais no trajeto até os frigoríficos, além do risco constante de acidentes. Estas são algumas das situações enfrentadas por quem depende da rodovia estadual MT-326, que liga Nova Nazaré e Cocalinho, no nordeste de Mato Grosso, considerada o principal corredor de escoamento de produção do Araguaia mato-grossense e também do Araguaia goiano.
Às margens do trecho pavimentado, há duas usinas de calcário em Cocalinho. A maior delas, com capacidade de produção anual em torno de um milhão de toneladas do insumo, quer triplicar o volume com a inauguração de mais uma unidade que deve começar a operar em agosto. A preocupação hoje, com a proximidade do início das operações, é com os custos provocados pela precariedade logística que encarece o escoamento e coloca em risco a rentabilidade do investimento.
Manutenção da MT-326 precisa ser constante
Cocalinho, segundo informações do Sindicato Rural do município, possui aproximadamente 600 mil cabeças de gado e uma área agrícola de aproximadamente 30 mil hectares em plena expansão sobre as pastagens degradadas. O presidente da entidade, Valdir Pereira de Souza Filho, comenta que a MT-326 é de suma importância para toda a região do Araguaia mato-grossense, bem como para o Araguaia goiano.
“Precisa de manutenção e uma manutenção que seja constante, porque é muito caminhão. Principalmente, nos calcários que passam ali diariamente. A região do Araguaia já avançou muito com a pavimentação dela e com as pontes que foram feitas. Eu acho que o mais difícil foi fazer. Manter é mais fácil”.
Em nota enviada para a reportagem, a Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) informou que está finalizando a contratação de uma empresa para realizar a manutenção da malha rodoviária da região.
Liberdade FM/Canal Rural