Precariedade da MT-020 causa insegurança e revolta no Vale do Araguaia
Inseguranças, transtornos, aumento de custos de frete e inúmeros prejuízos mecânicos. Esses são alguns dos relatos de quem depende da rodovia estadual MT-020 – trecho que liga Canarana aos municípios de Paranatinga e Gaúcha do Norte. Quem trafega pela via diz que o risco de acidentes é constante, principalmente, a noite quando a visibilidade é menor.
Alguns trechos da via e cabeceiras de pontes estão bem danificados por buracos, obrigando os motoristas a redobrar a atenção. Para Bruno Lima, caminhoneiro, a situação é ainda pior por transportar carga viva. Ele conta ao Patrulheiro Agro desta semana que o sofrimento ao trafegar por essa região é grande.
“Não pode beirar no acostamento, não pode nada. Se não cuidar, os animais morrem. São seis horas de viagem nesse trecho e eu passo aqui três vezes na semana. Tem vezes que você acha carro tombado aqui. Na semana passada mesmo, um amigo nosso foi socorrer uma parati que tombou com o pessoal dentro”, comenta.
Passar pela via com mercadorias é um dos maiores desafios
De acordo com o Sindicato Rural de Canarana, foram cultivados nesta safra, aproximadamente, 330 mil hectares de soja. Em uma estrada sem manutenção, os agricultores da região ficam apreensivos ao passar pela via com mercadorias, principalmente, para quem precisa vir a Rondonópolis e Cuiabá.
Arlindo Cancian, agricultor na região, afirma que quem precisar transportar grãos, vai pagar valores mais altos pelo frete.
“Os carros pequenos, tem acontecido de estourar pneus, sai até do eixo dos caminhões. O governo tem dinheiro porque nós pagamos impostos. E quando contrata tem que ter alguém fiscalizando para coisa andar, agora nós vamos entrar no período da seca tem que agilizar, não adianta ficar no meio termo”, pontua Arlindo.
Ele ainda pontua que o tráfego mudou totalmente com a MT-020 uma vez que quem sai do Vale do Araguaia, passa por Canarana com destino para Rondonópolis.
“Precisa ser feito um trabalho sério, precisa fazer tapa buraco. A coisa tem que acontecer, porque o trânsito não para. Tem que fazer alguma coisa para agilizar e não ficar com uma pequena maquininha, uma retro escavadeira ali pequena”, finaliza.
A equipe de reportagem do Canal Rural Mato Grosso, entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT), para apurar informações sobre as condições da via.
Confira a nota na íntegra:
Em nota, a Sinfra-MT informou que está recuperando 100 quilômetros da MT-020 entre Canarana e São José do Couto. A obra é realizada pelo Consórcio LCM/Minaspara com um investimento de R$ 71 milhões. O Canal Rural MT entrou em contato com o consórcio, mas até o fechamento desta edição, não recebeu um posicionamento oficial da empresa.
Liberdade FM/Canalruralmt