Alunos do recicla Verdinho participam de palestra sobre resíduos sólidos
Nesta segunda (22) e terça-feira (23) os alunos das escolas públicas que fazem parte do “Recicla Verdinho”, participaram de uma palestra sobre resíduos sólidos com a engenheira sanitarista Áurea Soares de Campos, que também é integrante do projeto.
Na segunda-feira, a palestra foi nas escolas Guarujá (manhã e tarde) e na Pestalozzi (manhã). Na terça-feira (23), na Ermindo Mendel e na Cristalino, ambas nos períodos matutino e vespertino.
A palestra teve início com a pergunta: “Para onde vai nosso lixo?”, já deixando os alunos atentos para a capacidade do planeta em suportar tamanha carga.
A sanitarista explicou a definição de resíduos sólidos, a classificação quanto à origem, falou sobre a geração de resíduos urbanos, alertando que “o mais preocupante é que a destinação desses resíduos está longe de ser adequada, pois a maioria acaba sendo descartada em lixões, os quais são mais presentes em pequenos municípios”, explicou.
Áurea também falou sobre a diferença entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário, sendo o último o ideal. Além disso, foi ensinado a importância de separar o lixo, como melhorar com a prática dos 5 Rs ( reduzir, reutilizar ou reaproveitar, reciclar, repensar e recusar ), como funciona a destinação do lixo em Água Boa e como é feita a coleta seletiva.
Para finalizar, foi explicado o funcionamento do Recicla Verdinho e o segredo do sucesso. “É de fundamental importância a conscientização da comunidade, em relação aos resíduos sólidos e a utilização dos recursos naturais, pois não basta apenas compreender os problemas e suas causas, É PRECISO AGIR”, concluiu Áurea.
Liberdade FM/Assessoria