ESF Primavera realiza semana de Hiperdia com diversos atendimentos
A equipe da unidade de Estratégia de Saúde da Família ESF Primavera em parceria com uma equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma semana inteira de atividades pensadas especialmente para os pacientes hipertensos e diabéticos com pendências em atendimentos. Entre os dias 15 e 19 abril, foram atendidos 61 hipertensos e 19 diabéticos.
“Foi uma semana bastante satisfatória e aproveitamos a oportunidade para reforçar a importância do paciente diabético e do hipertenso, estar sempre acompanhando seu caso de saúde para evitar complicações, porque a hipertensão arterial e a diabetes, infelizmente, são doenças que endêmicas no Brasil e no mundo que trazem várias complicações como cegueira, amputação, doença renal crônica. Então é de suma importância que esses pacientes venham pras consultas, no mínimo de 6 em 6 meses para avaliação de saúde e solicitação de exames”, explicou a enfermeira e coordenadora da unidade, Eliane Ferreira da Silva.
Durante a semana foram oferecidos vários serviços como aferição da pressão arterial, glicemia capilar, bioimpedância, vacinação, IMC, renovação de receita e consulta e orientações na sala de espera, sendo elas:
Na segunda-feira (15), nos períodos da manhã e tarde, a enfermeira Cássia Moura falou sobre “A importância da imunização aos pacientes diabéticos”, com os pacientes na sala de espera.
Na manhã de terça-feira (16), o tema foi: “Chás e seus benefícios no controle da hipertensão e diabetes”, com a enfermeira Fabiane Valério.
Já na quarta-feira (17), manhã e tarde, a enfermeira e coordenadora da unidade, Eliane Ferreira, falou sobre “Pé diabético”.
Na quinta-feira (18), pela manhã, a psicóloga Karine de Araújo, conversou com os pacientes sobre a “Influência dos fatores emocionais sobre a hipertensão arterial e diabetes”. No período da tarde, o tema foi “Alimentação para hipertensos e diabéticos”, com a nutricionista Dayane Oliveira. Além desse, também no período vespertino, a enfermeira Carla Isabel de Brito, falou sobre “Florais de Bach para hipertensos e diabéticos”.
Na sexta-feira (19), manhã e tarde, a odontóloga Andreia Jorge Santana, falou sobre “Diabetes e a importância da saúde bucal”.
Liberdade FM/Assessoria